Dicas do Assador comprimida

5 Dicas do Assador #CarnedoBem para um churrasco de qualidade⠀

O que achou deste post?

Que todo mundo ama um churrasco, nós já sabemos! Mas, para fazer um churrasco de qualidade, é preciso ir além de arrasar na grelha e envolve, desde a escolha da carne, até a do carvão.

Em parceria com a Probeef, marca de bovinos de corte da Nutron e como parte da iniciativa #CarnedoBem, apresentamos 5 dicas poderosas para um churrasco de qualidade.

Dica do Assador 1: Escolha dos cortes

Escolher os cortes bovinos é uma tarefa difícil considerando a quantidade e diversidade de deliciosos sabores que cada corte oferece. Mas, para o churrasco de hoje, a #dicadoassador vai se concentrar nos cortes conhecidos como nobres. Vamos lá?

Filé Mignon

O filé mignon é localizado na parte traseira do animal, em uma região de pouco movimento, o que proporciona muita maciez, não é à toa que é considerado o corte mais macio. Consiste em uma peça de cerca de dois quilos, sendo magra, sem nervos, com pouco marmoreio, mas bem irrigada.


Picanha:

Picanha, a estrela do churrasco, fica no início do coxão duro e não pertence a alcatra. Diferente do que muitos acreditam a peça não precisa  ter até 1,3 kg. Isso porque o tamanho da picanha varia conforme o tamanho da carcaça do animal e outros fatores como tipo de produção e genética do animal. Prefira as que tenha cerca de sete  centímetros de altura. Ela deve ter a capa de gordura, que deve ser uniforme, sem falhas, com pelo menos 1 cm de altura.

Short Rib:

O short rib é um corte localizado na costela dianteira, e retirado junto com o miolo de acém. Possui um alto nível de marmoreio e sabor acentuado. Corte dianteiro é bom? Sim! Estamos vivendo a “Revolução do Dianteiro”. Os cortes do dianteiro, como o short ribs o perfil de fibra do short rib é diferente dos tradicionais, pois é rico em fibra vermelha.

Quer entender o motivo? Você sabe o que essas fibras diferenciam o short rib dos demais? O Pedro Veiga, Consultor Técnico Nacional de Bovinos de Corte da Cargill Nutron explica no Dicas do Assador #CarneDoBem:

Costela

A parte dianteira da costela é também conhecida como costela de ripa, localiza-se junto ao dorso (parte superior da caixa torácica) do animal e diferencia-se por apresentar ossos maiores e mais largos, todos na transversal. Exige um cozimento mais longo para amaciar as fibras, por isso temos uma #DicadoAssador para a costela ficar incrivelmente desmancharem, confira aqui nesse post do Instagram.

Já a Costela Ponta de Agulha ou Minga sai da parte inferior da caixa torácica, é formada por ossos mais finos e muitas cartilagens, muito entremeada de gordura e carnes. É um pedaço mais grosso, onde todos os ossos e nervos estão dispostos em mais de uma direção.

Costela sabe como preparar

T-Bone⠀

Retirado da parte central lombar do boi, o T-bone recebe esse nome por ter um osso em formato de “T” que separa o filé mignon (parte menor) do contrafilé (parte maior). Muitas pessoas confundem o T-bone com o Porterhouse, mas são cortes diferentes. O T-bone geralmente é mais fino e possui o filé mignon menor que o Porterhouse. Porém, ambos são muito gostosos, pois o osso proporciona um sabor especial. No Brasil, o T-bone pode ser conhecido como Chuleta ou Bisteca, mas estes cortes possuem uma altura menor que o T-bone.

Dica do Assador 2: Congelando e descongelando a carne

Está cada vez mais comum o hábito de comprar carne congelada, ou carne fresca para congelar. E a dica é: congelamento rápido e descongelamento lento. Se a carne tiver até 5kg, tire do congelador e coloque na geladeira com pelo menos um dia de antecedência e peças maiores com pelo menos dois dias. Antes do preparo, retire a carne da geladeira cerca de 40 minutos antes, evitando assim um choque térmico ao colocar na grelha, panela ou forno.

Dica do Assador 3: E em que momento eu devo salgar?

É uma questão de gosto, mas o ideal é salgar depois de selar a carne. É um costume salgar antes para “dar sabor à carne”, mas não é aconselhável nem mesmo no churrasco, na qual a velha dica sempre foi “deixe a carne descansando no sal grosso antes de colocá-la na brasa”. Isso porque o sal pode ressecar a carne, absorvendo os líquidos e diminuindo a sua suculência, além de sobrepor o sabor da carne. Prefira salpicar o sal grosso após selar cada lado da peça, ou adicione sal de parrilla depois de cortar a carne já pronta.

 

Dica do Assador 4: Como acender a churrasqueira?

Não adianta seguir todas as dicas até aqui para queimar a carne no fogo alto, não é mesmo? Pois é, até a escolha do carvão interfere para um churrasco de qualidade. E todo mundo tem um amigo que erra na dose do carvão.

E você, sabe como fazer um bom braseiro? O Paulo Guimarães, Proprietário do Matturado, explica no Dicas do Assador do #CarneDoBem, confira:

Dica do Assador 5: esteja informado sobre o mundo da carne

Você que acompanha o Blog da Carne, está sempre empoderado de informações sobre a carne bovina. Mas, para entender ainda mais sobre o que está por trás de um corte de qualidade, faça parte do #CarneDoBem.

O movimento #CarnedoBem é em prol do conhecimento e da valorização da cadeia produtiva da carne, contando com três pilares de conteúdo de qualidade:⠀

  1. Produtor em Foco: assuntos ligados à produção e aos desafios do dia a dia no campo. ⠀
  2. Fatos & Dados: dados com qualidade para desmistificar temas ligados à pecuária. ⠀
  3. Dicas do Assador: dicas para escolhas da carne, cortes, preparo e curiosidades. ⠀

Faça parte deste movimento acompanhando, curtindo e compartilhando os conteúdos no Instagram @probeefnutron e no Canal do Youtube Nutron Brasil.

The following two tabs change content below.

Laura Chini

Latest posts by Laura Chini (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *