PrimeSteak

A vez do Dianteiro

O que achou deste post?

Olá amantes e simpatizantes da carne.

Desde o ano passado quando tivemos o “BOOM” do mercado da carne, a introdução dos cortes americanos, o surgimento de lojas online e butiques de carnes premium, os cortes “nobres” como Prime Rib, Ribeye, Tomahawk, Tbone e Porterhouse, eram os cortes da vez.

Era comum você encontrar nas redes sociais, estes cortes preparados de diversas maneiras e um mais lindo que o outro. A preocupação em um corte bem feito e apresentável é essencial para que os nossos convidados fiquem impressionados com a beleza do corte e para deixar aquele nosso tradicional churrasco, com um ar mais profissional e refinado.

A procura pelo corte traseiro (cortes mencionado acima), era bem alta, pois se tratava de uma novidade em nossos churrascos. O consumidor da carne aprendeu e conheceu estes cortes e a partir daí, veio o próximo passo; conhecer a raça do gado e suas origens.

O mercado demanda ofertas de produtos e agora com o consumidor da carne mais exigente na qualidade, também buscam novas opções de cortes. O conceito de que apenas os cortes traseiros são os mais nobres, macios e suculentos, e a própria divisão entre carnes de primeira e carnes de segunda, já caíram por terra.

Sabendo que não existe carne de primeira e de segunda, mas sim que se o boi inteiro tem uma procedência de qualidade desde o seu confinamento, ou seja, do começo da cadeia até o fim na mesa do consumidor, então todo o resto do boi, ou todos os cortes serão bons. Então para atender o mercado, além dos cortes traseiros que já conhecemos, para a nossa sorte muitos cortes de qualidade do dianteiro também estão invadindo as butiques e mercados.

Não quero dizer que somente agora é que estamos consumindo cortes do dianteiro ou só agora o mercado está nos oferecendo isso. A verdade é que já consumíamos estes cortes muito tempo antes por serem mais baratos e para o nosso dia-a-dia (além dos cortes traseiros não considerados “nobres”). Não eram cortes que valorizamos tanto como um cortes do traseiro (nobres) e muito menos era presente em nossos churrascos.

Boi

Já participei de alguns churrascos onde assávamos cortes do dianteiro como aperitivo e o Gran Finale, os cortes nobres traseiros (época de faculdade…rs). Alguns cortes do dianteiro que são oferecidos com muita qualidade, maciez e sabor têm me surpreendido. O nosso já conhecido Short Rib (acém com osso), Flat Iron, Shoulder, Prime Steak, Picanha do Dianteiro, Assado de Tira (dianteiro), Brisket (peito bovino para o American BBQ que exige longa cocção) enfim, cortes que já conhecemos, porém oferecido com a mesma suculência e sabor dos cortes nobres traseiros.

Tenho usado em algumas receitas estes cortes e realmente tenho gostado muito em minhas receitas. Com certeza já faz parte dos cortes para o meu churrasco e muitos têm elogiado a maciez e sabor que estes cortes proporcionam.

Experimentem o Flat Iron na frigideira ou mesmo para fazer à milanesa e parmegiana. O Prime Steak é tão saboroso quanto o Ancho e na churrasqueira fica sensacional. Short Rib (mais conhecido como a costela premium nas churrascarias) também tem um sabor maravilhoso.

Enfim, os cortes dianteiros e traseiros estão no mesmo nível para atender a nós consumidores carnívoros em busca de sabor, maciez e qualidade. Você pode encontrar esses cortes na FEED e na BBQSecrets.

Um Grande abraço.

Reinaldo Lee
@reinaldolee
#MEATing

Leia também: Carne de Segunda Vs Boi de Segunda

The following two tabs change content below.

Reinaldo Lee

Cozinheiro desde os 12 anos de idade, aprendeu a gostar de cozinhar através de sua mãe. Tentou ser DJ de música eletrônica, fez Ciências Contábeis na PUC-SP, trabalhou em multinacional na área de finanças mas foi na gastronomia onde encontrou as melhores receitas e ingredientes da vida. Especialista em Korean BBQ, ama cozinhar, fazer um churras, viciado em hamburguer e muito agradecido por Jesus. Pão de queijo e um pingado me faz feliz toda manhã. Escreve a coluna #MEATing! @reinaldolee

Latest posts by Reinaldo Lee (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *