BKBAP

BOKUMBAP

O que achou deste post?

Olá amantes e simpatizantes da carne.

Hoje falarei um pouco sobre um prato coreano que eu gosto muito e sempre tenho postado em meu Instagram, o Bokumbap. Mais conhecido por “Korean Fried Rice”, ou Arroz Frito em sua tradução livre, é nada mais que você pegar as “sobras” da mesa (os famosos banchans, isto é, os acompanhamentos), misturar tudo com arroz e prepará-lo sobre o fogo.

Em restaurantes coreanos que possuem aquela churrasqueira no centro da mesa, ou até mesmo se você possuir um pequeno fogão a gás de mesa (já falei sobre isso em um post passado), após o preparo das carnes nestas churrasqueiras, o interessante é que todos os sabores das carnes grelhadas, são concentrados resíduos em forma de crostas.

Com a churrasqueira acesa, adicionamos os acompanhamentos como: kimchi, legumes, sobras das carnes, um caldinho para dissolver essas crostas, arroz e gochujang. Na verdade, você acaba preparando um “mexidão” de tudo o que sobrar na mesa, onde no final você poderá adicionar ovos fritos, mexidos e queijos como opcionais (recomendo).

Capa

Não tem uma regra e muito menos o certo ou o errado para o preparo do Bokumbap. Você pode adicionar qualquer ingrediente de seu agrado e tanto faz ele ser apimentado ou não. O que importa na verdade, são as texturas e explosões de sabores que você sentirá ao juntar tantos diferentes ingredientes e saboreá-los sobre o fogo aceso direto da grelha. Consumido assim, se forma uma crosta do Bokumbap  no fundo que chamamos de Nurungji. A mesma crostinha de arroz que se forma no fundo da panela quando se prepara a Paella.

Como vocês puderam perceber, a culinária coreana surpreende de tantas formas, que todos os ingredientes à mesa, são aproveitados e preparados de diversas formas onde um acaba complementando o outro em sabores e texturas.

Você pode preparar seu Bokumbap em uma frigideira direto na boca do fogão com as sobras que tiver em sua geladeira, acrescentando sempre gochujang ou ssamjang para deixar seu mexidão muito mais saboroso e úmido. Seja criativo e faça o seu Bokumbap.
Com certeza, vocês irão amar!

Um Grande abraço.

Reinaldo Lee
@reinaldolee
#MEATing

The following two tabs change content below.

Reinaldo Lee

Cozinheiro desde os 12 anos de idade, aprendeu a gostar de cozinhar através de sua mãe. Tentou ser DJ de música eletrônica, fez Ciências Contábeis na PUC-SP, trabalhou em multinacional na área de finanças mas foi na gastronomia onde encontrou as melhores receitas e ingredientes da vida. Especialista em Korean BBQ, ama cozinhar, fazer um churras, viciado em hamburguer e muito agradecido por Jesus. Pão de queijo e um pingado me faz feliz toda manhã. Escreve a coluna #MEATing! @reinaldolee

Latest posts by Reinaldo Lee (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *