Yukhoe

CARNE CRUA

O que achou deste post?

Olá amantes e simpatizantes da carne.

Estamos passando por dias com temperaturas elevadas em todo o país. Mesmo em dias bem quentes, o churrasco do nosso dia-a-dia continua muito bem obrigado. Afinal de contas, o churrasco com os amigos reunidos, bebidas geladas e aquela fartura, sempre combina com dias de temperaturas agradáveis.

Mas tem aqueles dias em que uma comida mais leve e refrescante, sempre vai bem. Eu sou daqueles que não consigo viver sem proteína em uma refeição do dia. Não consigo ficar somente nas massas ou somente uma saladinha. Tem que ter carne e ponto final!

A boa notícia para tudo isso, é que existem opções interessantes com carne para refeições mais refrescantes, onde o protagonista não é a salada, nem a quinoa, o atum ou frango grelhado. Estamos falando de carne bovina crua e gelada.

Certamente você já deve ter experimentado ou visto um prato bem montado de Carpaccio nos buffets das churrascarias. Carne fatiada bem fina e gelada, um molho de mostarda com alcaparras e muito parmesão ralado por cima. Tem como ser ruim para os dias quentes? Acho que não.

Tudo bem, Carpaccio vai muito bem porém só de pensar em fatiar as carnes bem finas e apresentáveis para uma boa apresentação final, desmotiva qualquer um a reproduzir em casa não é? Então pensando nisso, lembrei de um prato refrescante, delicioso e de fácil preparo; o Steak Tartare.

De origem francesa, o Steak Tartare é uma excelente pedida para aqueles dias quentes e para quem não consegue ficar sem comer carne nas refeições. Os ingredientes são simples: um belo steak (corte bovino e de preferência magra) cortado na ponta da faca em cubinhos pequenos, cebola bem picadinha, alcaparras, molho inglês e uma gema crua. Você pode incrementar com outros ingredientes como alho frito picadinho, ervas e para acompanhar, uma torrada vai bem.

steaktartare1

Existem variações mais conhecidas do Tartare como o de atum/salmão e até de cordeiro. Um fato importante é a manipulação da carne crua que requer vários cuidados para não causar problemas com bactérias. Recomendo fazer um banho maria inverso (bowl maior com bastante gelo e um bowl menor dentro da maior para o preparo dos ingredientes). Assim, você garante uma temperatura baixa para a manipulação da carne crua e também para sua segurança alimentar.

Existe uma versão coreana do Steak Tartare que eu preparei dias atrás e postei no Instagram; o Yukhoe. A diferença é que a carne é cortada em tiras menores, temperadas com um molho agridoce e servida com tiras de pera asiática que confere uma crocância e frescor ao prato.

Use sua criatividade e prepare você também este prato refrescante, saboroso, fácil de preparar e principalmente, você não irá deixar de comer carne bovina em sua refeição. Se você for preparar esta receita, não se esqueça de me marcar na foto, hein?!

Um Grande abraço.

Reinaldo Lee
@reinaldolee
#MEATing

The following two tabs change content below.

Reinaldo Lee

Cozinheiro desde os 12 anos de idade, aprendeu a gostar de cozinhar através de sua mãe. Tentou ser DJ de música eletrônica, fez Ciências Contábeis na PUC-SP, trabalhou em multinacional na área de finanças mas foi na gastronomia onde encontrou as melhores receitas e ingredientes da vida. Especialista em Korean BBQ, ama cozinhar, fazer um churras, viciado em hamburguer e muito agradecido por Jesus. Pão de queijo e um pingado me faz feliz toda manhã. Escreve a coluna #MEATing! @reinaldolee

Latest posts by Reinaldo Lee (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *