A mudança ocorre em toda a cadeia de produção:
A carne agora leva a raça no sobrenome e a compra pode ser feita em boutiques. Os esforços na criação e produção não só são reconhecidos, como os consumidores exigem altíssima qualidade e certificações em cada etapa do processo produtivo.
Para enriquecer ainda mais o produto, os cortes são estudados e a técnica de preparo é aprimorada cada vez mais. As boutiques, restaurantes e revendas aumentam seus status de sofisticação com o acesso do consumidor aos chamados “produtos premium”.
A prática de churrasquear ganhou ares de sofisticação e forçou os estabelecimentos de alimentação a aprimorarem seus cardápios para conquistar clientes. Os clientes e consumidores hoje em dia têm mais acesso a informação e exigem produtos mais saboros e de maior qualidade.
Pesquisas realizadas na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing apontam que entre os atributos mais buscados pelo consumidor no momento da compra são sabor e maciez. Dessa forma, com o aprimoramento de percepção pelo público o mercado consumidor naturalmente passa buscar cortes diferenciados, que garantem mais satisfação na hora de consumir. A picanha ainda reina como a favorita do público, mas perde espaço para cortes considerados saborosos, como o entrecot, o t-bone e o prime rib. Estes, tecnicamente falando, se diferenciam em relação à maciez e ao marmoreio, que é o índice de gordura intramuscular do bovino responsável pelo sabor.
Top 3 carnes para churrasco gourmet:
T-bone
T-bone tem um osso em forma de T, com um pedaço maior de carne de um lado do que do outro. É considerado um dos melhores cortes bovinos, extraído da parte central do lombo do boi.
Prime rib
Comum nos Estados Unidos, o Prime Rib é um corte oriundo da costela do boi e é considerado a parte mais saborosa da costela.
Entrecot
Aprenda a preparar um prato suculento cujo atrativo principal é o “entrecot”, um corte bovino tradicional do churrasco argentino, que equivale à um contra filé. Ele não é muito famoso no Brasil, pois o preparo no espeto não é o mais indicado.
Áreas gourmets:
As churrasqueiras não deixaram de ser o maior motivo de integração nas garagens, ruas e fundo de quintal. O que mudou é que hoje elas ocupam local privilegiado nas residências. Essa proximidade foi outro combustível para incrementar a qualidade e agregar valor a carne bovina.
A compra de carne há alguns anos atrás significava ir a um açougue ou a um supermercado de confiança, contar com a ajuda de açougueiro e de sua própria experiência. Atualmente a compra nas casas mais sofisticadas, que levam o nome de “boutiques” ou “açougues gourmet”, se tornaram motivo de diversão e bem estar. Nestes locais as carnes são expostas de uma maneira estratégica, as lojas contam com profissionais de altíssima competência para atender os clientes, e os produtos são indicados e vendidos de acordo com a finalidade que o apreciador precisa. Geralmente, nas boutiques também são vendidos produtos que harmonizam com os cortes, como temperos, bebidas, sal, iguarias, garantindo a excelência da refeição e a melhor experiência do cliente no momento do consumo.
Técnica aprimorada:
A orientação técnica é o principal trabalho dos chefes, profissionais, zootecnistas e especialistas de carnes. As instruções de preparo e informações sobre a carnes são feitas desde o modelo de criação do animal, alimentação e manejo, até a forma de como deve ser a altura entre a brasa e a carne na churrasqueira, o peso e o tempo que cada peça precisa ficar no fogo, escolha dos cortes, temperos, posição na churrasqueira e acompanhamentos.
Para você, apreciador de carnes e do bom churrasco, não deixe de mergulhar nas tendências e delícias desse universo!
#blogdacarne #BDC #churrasco #gourmet #cortesespeciais #informaçãobempassada
Mirella Cais
Latest posts by Mirella Cais (see all)
- Porterhouse no rodízio completo da Fogo de Chão - agosto 9, 2023
- Tradicional Rodízio Fogo de Chão ganha três novos cortes - março 14, 2023
- Sustentabilidade econômica na pecuária: gestão para garantir lucratividade - janeiro 23, 2021