capaalho

Alho Negro

O que achou deste post?

Olá amantes e simpatizantes da carne.

Fico muito empolgado quando começo utilizar alguns ingredientes que possam incrementar em minhas receitas. A última delas, foi a folha de Gergelim onde utilizo em minhas receitas, gosto de usar bastante em meus cursos e até em meus churrascos. Tem até uma postagem onde eu falo um pouquinho sobre ela. O mais legal disso tudo, é poder apresentar para as pessoas, algo novo que possa incrementar no sabor em suas receitas. Fico muito feliz em poder contribuir com isso.

Falarei sobre mais um ingrediente, que caiu MUITO bem em minhas receitas e para o meu paladar. Muitos já devem ter ouvido falar no Alho Negro, que surgiu em meados do ano de 2009-2010 como uma iguaria “in natura” com propriedades antioxidantes e muitos benefícios para a saúde onde foi moda aqui no Brasil.

A origem do alho negro, mas acredita-se que nasceu na Coréia do Sul e também cultivado no Japão onde se tornou bem popular. O produto para nós brasileiros naquela época, não era de fácil acesso devido ao preço alto e pelo fato de ser importado. Caiu nas graças dos chefs de restaurantes e adeptos dos produtos naturais. Felizmente, hoje em dia encontramos facilmente o alho negro que é produzido e cultivado aqui mesmo no Brasil.

Alho

Mas o que é de fato o alho negro?
Ele é um alho comum (de preferência as cabeças maiores e mais bonitas) onde passa por um processo de fermentação em estufas com temperatura e umidade controladas, ou seja, são envelhecidas para que seus sabores e aromas sejam concentradas.

O interessante desse processo de fermentação, sabor forte e marcante, além da coloração preta, resulta em um alho com um sabor adocicado, bem macio, toques de aceto balsâmico e melaço. Mas o que eu quero chamar a atenção aqui é a forte presença de UMAMI, o quinto sabor!

Não quero entrar em detalhes técnicos sobre o alho negro, mas como estou maravilhado com este produto nas receitas que tenho utilizado em quesito sabor e aroma. São poucos ingredientes que podemos sentir o UMAMI (falarei sobre isso em um próximo post) onde você sente a presença de todos os sabores concentrados quando colocado na boca.

Você pode encontrar o alho negro assim como o da foto (cabeça de alho com as cascas) ou os dentes de alho negro sem a casca. Experimente em massas, risotos, como maionese e até mesmo nas pizzas. Você encontra em lojas de produtos orientais ou você pode fazer encomenda dele in natura no @sabormattigo.

Um Grande abraço.

Reinaldo Lee
@reinaldolee
#MEATing

The following two tabs change content below.

Reinaldo Lee

Cozinheiro desde os 12 anos de idade, aprendeu a gostar de cozinhar através de sua mãe. Tentou ser DJ de música eletrônica, fez Ciências Contábeis na PUC-SP, trabalhou em multinacional na área de finanças mas foi na gastronomia onde encontrou as melhores receitas e ingredientes da vida. Especialista em Korean BBQ, ama cozinhar, fazer um churras, viciado em hamburguer e muito agradecido por Jesus. Pão de queijo e um pingado me faz feliz toda manhã. Escreve a coluna #MEATing! @reinaldolee

Latest posts by Reinaldo Lee (see all)

2 Comentários

  1. Olá Reinaldo. Eu vi em um post seu no instagram, em que você faz tipo um choripan com pasta de alho negro.
    Essa pasta você compra ou faz? Se faz, pode passar a receita? Se compra, pode indicar?

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *