capa1

Carnes do Korean BBQ

O que achou deste post?

Olá amantes e simpatizantes da carne.

Já vimos nos posts anteriores, um pouco sobre o Korean BBQ.  Hoje falarei sobre as carnes. As carnes mais consumidas e comuns nas churrasqueiras coreanas, são as bovinas e suínas. As vezes, a carne de pato também se faz presente. Diferente do tradicional churrasco onde assamos os diferentes cortes de carnes, em steaks ou peças inteiras, no churrasco coreano as carnes são fatiadas para facilitar o preparo ao grelhá-las na mesa.

No geral, existem dois tipos de preparo. As carnes que são marinadas em um molho adocicado conferindo maciez, sabor marcante e delicioso na carne ou aqueles que são servidos in natura, ou seja, serão temperados direto na grelha.

Nas carnes bovinas, as mais utilizadas são: contra filé, filé de costela, peito bovino (as peças são congeladas e fatiadas e moldadas no formato de canudo) e o assado de tira (carne marinada em molho adocicado). As carnes mais famosas no korean bbq, são o bulgogui (contra filé ou filé de costela) marinadas no molho adocicado e grelhadas com cebola, cebolinha verde e shimeji ou shitake como opcional.

Bulgogui

 

Foto2

Nas carnes suínas, as mais utilizadas são: costelinha e barriga de porco. No caso da costelinha, ela é temperada em um molho a base do gochujang (post anterior) e a barriga de porco é congelada e fatiada assim como as carnes bovinas, em formato de canudo ou um pouco mais grossas e em tiras inteiras. Fica uma delícia quando após grelhada, regar um pouco do molho apimentado. Grelhá-las também a carne com este molho, confere um sabor extra caramelizado.

De vez em quando, aparece também o magret de pato para dar um sabor extra no seu korean bbq. O magret é fatiado e grelhado para ser servido em um molho agridoce a base de shoyu ou se quiser no chogochujang que fica ótimo.

Se você quer dar uma incrementada em seu churrasco tradicional com algo totalmente diferente com um sabor extra, recomendo experimentar o korean bbq. Apesar das carnes serem compradas em um formato diferente, o preparo delas não tem muito segredo. O grande diferencial de verdade, está nos molhos tanto a marinada das carnes como os molhos consumidos quando as carnes estiverem grelhadas. Os molhos você encontra nas mercearias orientais no bairros do Bom Retiro e Liberdade. Já as carnes (suínas e bovinas), é possível encontrar também em alguns supermercados. Se você conhecer algum açougueiro de confiança em seu bairro, pode pedir para que ele fatie para você sendo um excelente custoxbenefício.

Qualquer dúvida sobre o korean bbq, estarei a disposição.

Bom apetite e tenho certeza de que irá gostar

The following two tabs change content below.

Reinaldo Lee

Cozinheiro desde os 12 anos de idade, aprendeu a gostar de cozinhar através de sua mãe. Tentou ser DJ de música eletrônica, fez Ciências Contábeis na PUC-SP, trabalhou em multinacional na área de finanças mas foi na gastronomia onde encontrou as melhores receitas e ingredientes da vida. Especialista em Korean BBQ, ama cozinhar, fazer um churras, viciado em hamburguer e muito agradecido por Jesus. Pão de queijo e um pingado me faz feliz toda manhã. Escreve a coluna #MEATing! @reinaldolee

Latest posts by Reinaldo Lee (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *