CapaSous1

Eu Sous Vide

O que achou deste post?
Olá amantes e simpatizantes da carne.
Tenho postado em meu Instagram, muitas fotos e vídeos onde utilizo um Termo circulador, mais
conhecido por Sous Vide no preparo das carnes. Por conta dos feedbacks que tenho recebido, resolvi fazer este post para tirar alguns esclarecimentos sobre o processo. Tem um post muito legal, bem informativo e didático sobre isso aqui no Blog da Carne (clique aqui).
Antigamente, o Sous Vide por ser um equipamento caro, era encontrado somente em alguns restaurantes de São Paulo principalmente no uso de ingredientes mais complexos para o preparo de pratos mais sofisticados. O equipamento tinha mais apelo comercial para restaurantes e indústrias, mas hoje em dia o produto ficou mais acessível e com mais apelo doméstico. São poucas pessoas que postam o resultado dos alimentos preparados no Sous Vide nas redes sociais. Eu utilizo para diversos preparos de alimentos, mas tenho utilizado muito para o preparo de cortes de carnes. Por conta disso, já ouvi vários comentários positivos e negativos sobre o método ser desnecessário, etc…
Vou dizer o porquê que eu gosto de usar o Sous VideAssar carnes é muito fácil. A verdade é que qualquer um (eu disse QUALQUER UM) pode assar uma carne na churrasqueira ou grelhar na frigideira. Só esperar aquecer bem, colocar a carne, esperar alguns minutos, virar a carne, esperar alguns minutos, retirar a carne, deixar descansar, fatiar e temperar. Certo?!
Sousvide1
O grande êxtase de quem prepara a carne não importa onde, está no processo final do preparo, isto é, a expectativa está totalmente voltada para o acerto do ponto da carne. É muito comum você encontrar os responsáveis pelo preparo das carnes (vulgo churrasqueiro da vez), perguntarem o ponto desejado para cada um no começo e entregar a carne com um ponto bem diferente no fim. A culpa sempre é do carvão, da brasa, do sal, do vento e até na qualidade da carne mesmo sendo espetacular…(risos)
Brincadeiras à parte, eu utilizo o Sous Vide não para substituir o método tradicional no preparo das carnes. Acho um tesão você preparar o fogo com carvão, lenha nas churrasqueiras. Mas eu utilizo o equipamento para agregar e auxiliar no preparo dos alimentos. Consigo praticamente acertar em 100% o ponto da carne e aproveitar ao máximo com perfeição o seu ponto e cocção. É claro que com erros e acertos, você se tornará expert (se já não é) em acertar o ponto das carnes nas churrasqueiras ou frigideiras, porém, o Sous Vide vem mais para te auxiliar neste preparo. O resultado também é outro diferencial. Não só acertar o ponto em si, mas o suco da carne também é outro ponto interessante neste preparo. A suculência de cada fatia é espetacular.
Resumindo, vale a pena a aquisição do produto. Assim como foi citado no post sobre o Sous Vide, comprar aqui no Brasil ainda é muito caro. Se você tem a oportunidade de comprar com alguém lá de fora e trazer, sairá mais em conta. Lembrando que a utilização não está limitada somente a carnes. É possível preparar muitos outros alimentos. Agora você consegue preparar muitos pratos de grandes restaurantes refinados, dentro da cozinha de sua casa. Experimente!
Um Grande abraço.
Reinaldo Lee
@reinaldolee
#MEATing

The following two tabs change content below.

Reinaldo Lee

Cozinheiro desde os 12 anos de idade, aprendeu a gostar de cozinhar através de sua mãe. Tentou ser DJ de música eletrônica, fez Ciências Contábeis na PUC-SP, trabalhou em multinacional na área de finanças mas foi na gastronomia onde encontrou as melhores receitas e ingredientes da vida. Especialista em Korean BBQ, ama cozinhar, fazer um churras, viciado em hamburguer e muito agradecido por Jesus. Pão de queijo e um pingado me faz feliz toda manhã. Escreve a coluna #MEATing! @reinaldolee

Latest posts by Reinaldo Lee (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *