capa

Gochujang

O que achou deste post?

Olá amantes e simpatizantes da carne.

Dando continuidade sobre o Korean BBQ, hoje falarei um pouco sobre o Gochujang. Assim como o Ketchup está presente para os brasileiros, o molho Barbecue para os americanos, o Gochujang está para os coreanos.

Mas o que é Gochujang?

Gochujang são condimentos a base de pimenta vermelha, arroz glutinoso, soja fermentada e sal. Essa é a base para uma fermentação natural e conservada por muito tempo em grandes potes expostas ao sol para apurar e potencializar o sabor. Um condimento que está presente em praticamente todos os pratos da culinária coreana.

Através desta pasta apimentada e fermentada como base, agregamos mais alguns ingredientes para se preparar o molho de Chogochujang (base do gochujang mais alguns temperos). Para o molho, adicionamos açúcar, glucose ou mel, vinagre e alguns extras para dar aquele sabor adocicado e saboroso. O molho pronto, tem uma cor avermelhada bem intensa que ao primeiro contato visual, pode até assustar ou parecer MUITO apimentado, mas ele é bem saboroso e não tão apimentado como aparenta ser. É levemente apimentado.

molho

Podemos utilizar o molho para marinar carnes (de frango e suíno ficam excelentes) e depois grelhá-las conferindo um sabor adocicado, apimentado e caramelizado no fogo e para dar sabor em qualquer outro prato pois combina muito bem.

Não somente em carnes, mas como molho para acompanhar legumes cortados em palito, no Bibimbap (um risoto coreano que com o molho de chogochujang, fica delicioso), no sanduíches, isto é, cumpre bem o seu papel no lugar de um bom ketchup ou molho barbecue.

Você encontra em lojas e mercearias de produtos orientais no bairro da Liberdade ou Bom Retiro. Existe a base do Gochujang onde você mesmo prepara o molho em casa com os ingredientes que mencionei acima ou ele já pronto para o consumo que é o Chogochujang.

Desafio vocês a experimentarem pois ele é inofensivo.rs

Te garanto que depois da primeira vez, vocês irão viciar no molho!

Um grande abraço.

Reinaldo Lee
@reinaldolee
#MEATing

The following two tabs change content below.

Reinaldo Lee

Cozinheiro desde os 12 anos de idade, aprendeu a gostar de cozinhar através de sua mãe. Tentou ser DJ de música eletrônica, fez Ciências Contábeis na PUC-SP, trabalhou em multinacional na área de finanças mas foi na gastronomia onde encontrou as melhores receitas e ingredientes da vida. Especialista em Korean BBQ, ama cozinhar, fazer um churras, viciado em hamburguer e muito agradecido por Jesus. Pão de queijo e um pingado me faz feliz toda manhã. Escreve a coluna #MEATing! @reinaldolee

Latest posts by Reinaldo Lee (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *