image1

Reverse Sear

O que achou deste post?

Olá amantes e simpatizantes da carne.

Um dos métodos que mais utilizamos quando preparamos nossos steaks nas churrasqueiras ou nas frigideiras, é deixar atingir uma alta temperatura para que possamos selar os steaks e depois de selados, colocá-los em uma temperatura mais baixa até atingir o ponto, certo? 

Deixamos criar uma linda crosta através da reação de Maillard, para que todo o suco da carne seja retido deixando nosso steak no ponto desejado com uma cor uniforme. Essa seria a expectativa, certo?

Esse seria o objetivo final no preparo do nosso steak porém dificilmente conseguimos fazê-lo principalmente quando o steak tem dois dedos pra mais de espessura. Porém a realidade, é que o steak fica com uma camada grossa e cinza (passado) decorrente a alta temperatura e bem vermelho no centro (ponto mal para cru).

Um método interessante que ajuda e facilita para que mesmo com steaks altos, possamos atingir um ponto desejado e com uma cor uniforme é o método do Reverse Sear (Selar reverso na tradução livre).

image2

É um método onde você inverte as ordens no preparo do steak. Ao invés de selar primeiro a carne, você cozinha ela a uma temperatura mais baixa por alguns minutos e finaliza em uma alta temperatura garantindo a crosta através da reação de Maillard. 

A vantagem do reverse sear, é que você trabalha com o ponto de dentro para fora tendo um controle melhor da temperatura da carne. Finalizando com um fogo mais alto para selar a carne no final, você consegue um resultado mais uniforme na cor interna do ponto da carne e na crosta externa também.

Mas como irei saber e fazer o controle da temperatura da carne quando preparado em fogo baixo antes de selar no fim? Para um resultado mais satisfatório no método reverse sear, o uso do termômetro irá te ajudar muito.

Basicamente é isso: você prepara a carne em baixa e depois prepara em alta para selar o steak. Espero que consigam e bom apetite!


Um Grande abraço.

Reinaldo Lee
@reinaldolee
#MEATing

The following two tabs change content below.

Reinaldo Lee

Cozinheiro desde os 12 anos de idade, aprendeu a gostar de cozinhar através de sua mãe. Tentou ser DJ de música eletrônica, fez Ciências Contábeis na PUC-SP, trabalhou em multinacional na área de finanças mas foi na gastronomia onde encontrou as melhores receitas e ingredientes da vida. Especialista em Korean BBQ, ama cozinhar, fazer um churras, viciado em hamburguer e muito agradecido por Jesus. Pão de queijo e um pingado me faz feliz toda manhã. Escreve a coluna #MEATing! @reinaldolee

Latest posts by Reinaldo Lee (see all)

6 Comentários

  1. Interessante…
    Mas, uma pergunta…

    O objetivo de selar a carne primeiro, como sabido e dito acima, é de formar a “crosta” pra que o suco se preserve dentro da carne…

    Isto acaba não acontecendo no reverse sear ?
    Qual seria a sua avaliação dos 2 métodos, caso ambos sejam feitos perfeitamente ?

    As fotos estão top, a carne esta longe de parecer ressecada, pelo contrario…
    Apenas por curiosidade mesmo já que pelo que eu entendi, a questão aqui é a facilidade de atingir o ponto, certo ?

     
    1. Rodrigo Kerkhoff,
      O método do reverse sear geralmente ele é pré-assado em forno e finalizado na frigideira para selar a carne. O sous vide tbm pode ser considerado reverse sear pois você cozinha a carne até a temperatura desejada e depois finaliza com ele na frigideira selando os dois lados. É um método mais demorado mas o resultado em um ponto uniforme na carne é satisfatório. Vai de gosto e a pressa de cada um.

       
  2. Reinaldo, boa tarde.
    Pela foto vi que ficou sensacional…Vou testar esse método.
    Agora, uma dúvida: com esse método não corre o risco de se perder boa parte dos sucos da carne?

    Obrigado.

     
    1. André,
      O método do reverse sear na primeira etapa em baixa temperatura, pode ser feito no forno , sous vide ou mesmo em frigideira. De fato para todos os métodos, há sim uma perda de água porém não é significativa.

       
  3. Post legal e bem intencionado…mas uma
    Duvida.

    “O uso do termômetro irá ajudar muito”
    Faltou explicar como se usa o termômetro.

     
    1. Glauber Freitas,
      O uso do termômetro para este método ajudaria para que você possa acompanhar e ter um controle da temperatura da carne para atingir o seu ponto desejado ao fazer a primeira etapa do cozimento dela antes de selar a carne. Existem muitos termômetros no mercado mas o seu uso é sempre aplicar no centro da carne.

       

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *