Dia Mundial da Saúde: Você sabe os benefícios de comer carne vermelha?

O que achou deste post?

Muitas pessoas acreditam que a carne vermelha traz malefícios a saúde, que é responsável por doenças cardíacas, diabetes, câncer, entre outros mitos. Na verdade, não há risco nenhum em consumir carne em porções adequadas. A carne bovina fornece ao nosso organismo diversos nutrientes essenciais, a carne Angus além de ser macia e saborosa é muito saudável, com proteínas de alta qualidade e nutrientes fundamentais, sendo uma das principais fontes de Ferro, Zinco, Selênio, Fósforo, Potássio, Magnésio, Antioxidantes e diversos tipos de Vitaminas.

O Blog da Carne possui uma série de artigos, na qual buscou saber até onde essas afirmações são verdade.

Para começar, nada melhor do que recorrer a um médico para responder as perguntas relacionadas à saúde.

Drauzio Varella é médico cancerologista formado na USP e um dos pioneiros no tratamento da AIDS. Trabalhou como volunetário na Casa de Detenção do Carandiru e agora realiza trabalhos na Penitenciária Feminina de São Paulo. Publicou livros e participou de séries sobre o corpo humano na Rede Globo.

Em seu site, reúne uma série de artigos, na qual, alguns deles tratam da carne bovina.

No artigo “A malfalada carne”, o médico conta que Depois da Segunda Guerra, os norte-americanos ficaram surpresos com a alta incidência de infartos em homens de meia-idade e em mulheres na menopausa. Qual seria a explicação para esses casos? Certamente algo que o homem moderno andava fazendo de errado, pensaram logo. Confira no artigo “Carne bovina faz mal?”.

E os nutrientes? 

Na segunda parte do artigo “Carne bovina faz mal?“, O Blog da Carne discorreu também sobre as propriedades nutricionais.

  • Ferro

A carne bovina é o alimento que maior quantidade ferro, que é essencial para evitar a anemia. O ferro é um nutriente essencial para a hemoglobina, a qual tem a função, no corpo-humano, de transportar oxigênio para todas as células e remover o gás carbônico produzido pela respiração celular.

O principal sintoma da carência de ferro, que é a deficiência nutricional mais generalizada no mundo, é a anemia. Segundo dados da Unicef, essa doença atinge cerca de 45% das crianças com menos de cinco anos que seriam deficientes de ferro.

Um relatório da Embrapa, relata apenas cerca de 22% das pessoas que não comem carne conseguem atender em 100% as exigências de Fe, enquanto 45% das pessoas que consomem cerca de 100 g de carne bovina por dia conseguem atender em 100%.

  • Vitaminas do complexo B e outros nutrientes

A carne bovina também é uma das fontes de outros nutrientes importantes como vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e, principalmente, as hidrossolúveis do complexo B, em especial a B12. A deficiência da vitamina B12 causa anemia megaloblástica e mudanças no sistema nervoso (dificuldade de locomoção e expressão), que, se não tiverem o tratamento adequado, pode causar deterioração mental e paralisia.

Além disso, a carne bovina também apresenta zinco, magnésio, sódio, potássio e outros nutrientes.  fonte de proteína de alto valor biológico.

A carne bovina é composta por proteínas de alto valor biológico, que são aquelas que contêm todos os aminoácidos essenciais, o que é ótimo para as pessoas que praticam atividade física, pois esses auxiliam na recuperação muscular.

Referências utilizadas:

A malfalada carne, por Drauzio Varella, resumido e adaptado por Juliana Chini (Acesso em 13 jun. 2013).
Link do artigo: http://drauziovarella.com.br/drauzio/a-malfalada-carne/

MEDEIROS, Sérgio Raposo de. Valor nutricional da carne bovina e suas implicações para a saúde humana. Campo Grande, MS : Embrapa Gado de Corte, 2008. Disponível em:<http://www.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/doc/doc171/DOC171.pdf>. Acesso em: 04 set. 2013.

SARCINELLI, Miryelle Freire; VENTURINI, Katiani Silva; SILVA, Luís César da. Características da Carne Bovina. Boletim Técnico – PIE-UFES:00807. Universidade Federal do Espírito Santo. Espírito Santo, 2007. Disponível em <http://www.agais.com/telomc/b00807_caracteristicas_carnebovina.pdf>. Acesso em: 04 set. 2013.

http://www.rgnutri.com.br/sqv/saude/cvmv.php. Acesso em: 04 set. 2013.

 

The following two tabs change content below.
Carne Angus Certificada
O Programa Carne Angus Certificada foi criado em 2003 pela Associação Brasileira de Angus, inspirado no Certified Angus Beef ® dos Estados Unidos da América. O projeto foi idealizado com o objetivo de valorizar o produtor rural e ofertar ao consumidor uma carne com garantia de qualidade.
Carne Angus Certificada

Latest posts by Carne Angus Certificada (see all)

Carne Angus Certificada

Carne Angus Certificada

O Programa Carne Angus Certificada foi criado em 2003 pela Associação Brasileira de Angus, inspirado no Certified Angus Beef ® dos Estados Unidos da América. O projeto foi idealizado com o objetivo de valorizar o produtor rural e ofertar ao consumidor uma carne com garantia de qualidade.

Um comentário em “Dia Mundial da Saúde: Você sabe os benefícios de comer carne vermelha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *