11 dicas para um churrasco “sucesso”

O que achou deste post?

O churrasco perfeito é o resultado de uma combinação de diversos fatores. Há quem diga que para ter esse sucesso basta escolher bem uma peça de picanha e colocar a cerveja para gelar… É aí que está o grande engano e aqui nós esclarecemos com detalhes! Entre as várias recomendações para o churrasco ideal está o cuidado com o fogo, facas e instrumentos para assar.

Segue abaixo as 11 dicas do Blog da Carne para um churrasco sucesso:

1.A escolha da carne é uma etapa importante. Compre as carnes em um açougue de confiança, opte por carnes de coloração vermelho rosado e com gordura clara embalada a vácuo. Verifique a maciez da carne com o dedo indicador, se esta for mais dura não serve para assar no fogo.

carne a vacuo

2. As facas são um importante instrumento para a arte do churrasco e o cuidado com elas é essencial. Estas devem estar sempre afiadas e ter boa empunhadura para manusear. É aconselhado que o churrasqueiro tenha uma grande para a carne (cerca de 30 a 40 cm) e outra média temperos. Guarde-as em uma bainha de couro para proteger o fio.

facas

3. Colocar o sal na carne crua pode deixá-la endurecida e seca, portanto cuidado na quantidade. Prefira o sal grosso em pedras maiores para pedaços grandes e sal grosso em pedras mais trituradas para peças menores. Especialistas indicam colocar um punhado de sal na carne, acomodar e deixar próxima ao calor da brasa por quatro minutos e, antes de grelhar eliminar o excesso com as mãos. Já os gaúchos, costumam levar a carne ao fogo e somente depois que esta estiver com a coloração alterada adicionar o sal grosso e voltar com o corte ao fogo.

sal grosso

4. Recomenda-se usar uma churrasqueira de alvenaria, com lados, fundo e parte inferior fechados. Isso ajuda a armazenar calor  para a produção um churrasco de maior qualidade.

alvenaria

5. Atenção para o fogo. O carvão deve ser aceso com antecedência, para que a fumaça inicial seja liberada. O momento certo para colocar a carne é quando se formam as brasas e aparece uma camada de cinzas por cima delas. Espalhe um pouco a brasa na churrasqueira e começar a assar.

brasa

6. Outro segredo é acertar a distância entre as brasas e a carne. Se a carne estiver a 15 cm da brasa, esta será selada ou grelhada. Geralmente esta é uma altura ideal para peças menores. Recomenda-se as  alturas de 40 cm para pedaços médias e 60 cm  para grandes.

altura da carne

7. Se vai preparar uma costela suína e linguiça, mantenha as peças a 40 cm da brasa e no fundo da grelha, onde o calor é mais intenso. Se vai preparar T-bones, coloque-os com a parte menos macia, do contrafilé virada para o fundo. Se vai preparar filé mignon, terá que ter um cuidado especial. O indicado é que fique a 15 cm da brasa pois esse corte precisa de um calor mais forte. Para fazer o teste, coloque a mão na mesma altura da carne e tente contar até 4. Para todos os outros tipos de carne a contagem deve vai até 5.

churrasqueiromuratta

8.Para preparos com finalidade “bem passado” prefira cortes mais finos.

9. Evite virar as carnes mais de uma vez. Espere o sangue começar a aparecer em maior quantidade na parte superior e, então, inverta o lado com a ajuda de um pegador.

10. Idealmente, não fure a carne, ou seja, não use espeto. A carne perde líquido e consequentemente, a suculência. Ao utilizar garfos para mover a carne procure não furar ou utilizar pegadores próprios para churrasco. Para aqueles que gostam de utilizar espeto, prefira os com cabos de madeira e para manuseio de carnes menores como, costelas, medalhões e aperitivos.

pegador

11. Churrasqueira não é lixo! Nunca jogue resto de comida, palito de dente ou bituca de cigarro junto ao carvão.

Ficou com dúvidas ou quer dar alguma sugestão? Deixe seu comentário para nós!

Voltar

The following two tabs change content below.

Mirella Cais

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Engenheira Agronôma pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP Jaboticabal). Associada à Biomarketing, TCAinternacional e Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM. Produtora/apresentadora do Programa Agrossociedade a Nova Geração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *