Em comemoração a semana da criança, hoje vou dar algumas dicas de como incluir a carne na alimentação das crianças de maneira saudável e criativa. Primeiramente, vamos relembrar um pouco de maneira geral, a importância da carne na alimentação infantil. Tal assunto já foi falado de maneira mais completa em um outro post, no mês de Julho.
- Fonte de ferro: combate a anemia, bom crescimento e desenvolvimento, melhora da imunidade
- Proteínas de boa qualidade: crescimento e desenvolvimento de órgãos e tecido. Aminoácidos essenciais atuam na formação de hormônios, enzimas e neurotransmissores
- Zinco: sistema imunológico e antioxidante
- Complexo B: combate a anemia, cansaço e fadiga (principalmente a B12 só encontrada em alimentos de origem animal, sendo a carne um dos mais ricos), atuação na produção de energia, no metabolismo de carboidratos, proteína e gorduras, síntese de DNA, na memória, na saúde cardíaca, neurológica, formação do tubo neural nos fetos, etc.
Nas refeições principais, a carne pode ser incluída de diversas maneiras, dentre elas:
- Carne moída: com legumes, purês, no macarrão, em panquecas, almôndegas e hambúrgueres caseiros
- Bifes: é o modo mais comum e prático, porém, não muito atrativo para as crianças. Quando fizer, frita-los. Dê para os bebês chupar!
- Carne de panela: com legumes
- Escondidinho: evite fazer com carne seca (mais gordurosa e salgada). Faça com a carne de panela desfiada
- Empanados: evite fazer com farinha de trigo/rosca e fritar. Prefira fazer com farinha de aveia ou integral, floco de quinua, gergelim e assar.
- Sopas: é legal adicionar músculo, carne moída.
DICA: ao cozinhar a carne, guarde o caldo, pois é muito nutritivo. Pode ser congelado e usado em purês, risotos.
Lembre-se que a alimentação da criança deve ser completa, com arroz, feijão, legumes, verduras e sempre variada! Os pais são os principais exemplos!
Evite carnes processadas, industrializadas, congeladas.
Evite oferecer carnes mal passadas e carpaccio (crus) a crianças, pelo fato de o sistema inume ser um pouco mais imaturo e assim, serem mais susceptíveis a infecções/contaminações.
Algumas crianças tem a dificuldade em aceitar a carne vermelha, pelo paladar ou pela textura. Assim, cozinhe e pique bem a carne. Incentivar e dar o exemplo é muito importante na aceitação. Ensine a criança a mastigar devagar e também fale da importância de tal alimento para a saúde dela. Os bons hábitos alimentares na infância são fundamentais para o bom desenvolvimento e crescimento da criança. Além do que, esses bons hábitos se perpetuaram para o resto da vida.
Nos lanches intermediários, também dá para inclui-la, principalmente se a criança não quis no almoço.
- Faça lanchinhos de pão ou wraps com carne moída, desfiada, carne fria. Aproveite também para adicionar verduras e legumes. Muito melhor do que colocar presunto, peito de peru, e demais embutidos.
- Quibe assado
- Esfirra caseira
Abaixo vão algumas receitinhas legais para fazer para a criançada:
HAMBÚRGER CASEIRO COM AVEIA
Ingredientes:
- Patinho moído: 600 g
- Aveia: 2 colheres de sopa
- Cebola Roxa: 1 unidade
- Azeitona preta: 1 punhado
- Alho: 2 dentes
- Cheiro verde: à vontade
- Amêndoas: à vontade
Modo de preparo:
Coloque a cebola, alho e as azeitonas no processador para picar bem. Caso não tenha é só picar bem pequenininho. Depois misture todos os ingredientes com a mão! Molde os hamburguers no tamanho desejado e em seguida coloque no congelador por 40 minutos, para não desmanchar na hora de grelhar. Depois é só grelhar na frigideira de teflon, sem usar óleo!
Podem ser feitos na forma de almôndegas também e colocar no forno para assar.
BIFE EMPANADO
Ingredientes:
- Bifes já temperados
- Farinha de aveia (pode ser farinha de trigo integral ou uma mistura das duas)
- Gergelim (opcional)
- 2 ovos
Modo de preparo:
Em um prato quebre os ovos e em um outro, coloque a farinha de aveia e a semente de gergelim misturados. Passe o bife no ovo e depois na mistura de aveia com gergelim. Coloque sobre uma forma e leve ao forno por aproximadamente 30-40 minutos. Caso queira, antes de levar ao forno adicione um molho de tomate caseiro para deixar a preparação mais molhadinha. Outra dica também é levar juntamente ao forno alguns legumes.
Espero que tenham gostado!
Boa semana a todos!
Letícia Donati
Latest posts by BDC (see all)
- 15ª edição do Burger Fest – o maior festival da cultura do hambúrguer - novembro 17, 2020
- Joelho de Porco com Chucrute – Confira como fazer nesta receita - novembro 13, 2020
- Território da Carne promove curso para profissionais da cadeia da carne em São Paulo - outubro 23, 2020
Oi, tudo bem ? muito bom seu site, sempre gosto de vim
aqui para ver conteudo bom… grata!