O que achou deste post?

A Maminha está entre os cortes bovinos considerados nobres. É um corte de carne muito procurado  para churrasco, pois é oriunda da peça completa de alcatra, que é composta ainda pelo miolo da alcatra e pela picanha. Ou seja, erroneamente acredita-se que a Maminha é retirada da alcatra, mas apesar de ser ligada por uma membrana, não se trata do mesmo músculo. É localizada no fim da peça inteira da alcatra (“rabo da alcatra”), próxima à ponta da agulha, no traseiro do boi.

É considerada uma carne muito macia (quando cortada contra as fibras), suculenta, de sabor suave, que contém gordura. Deve ser cortada de forma correta, ou seja, contra as fibras, para acentuar sua maciez e sabor. Se o corte das suas fibras for feito longitudinalmente, acompanhando o corte do miolo da alcatra por exemplo, torna-se uma carne dura.

maminha_2

Dicas e Curiosidades:

– Uma peça de maminha pesa, em média, 2kg. 

– A maminha tem uma pequena diferença em relação ao miolo da alcatra. Suas fibras são em forma de leque e o corte deve ser feito contra as fibras, em leque mesmo, mas isso compromete, de certa forma, as pontas.

– Na Argentina, esse corte é bem mais aproveitado que no Brasil, pois neste tem sido vendido juntamente com o miolo de alcatra e não separado.

– Uma alternativa para que a maminha seja uma carne mais valorizada, é colocar o corte em bandejas, ou em embalagem a vácuo, agregando valor ao corte, que é ótima opção para um bom churrasco.

– Sempre que possível asse-a com sua própria gordura para que a carne permaneça suculenta e macia e não perca sua umidade natural e nutrientes. Pode assar envolta em papel alumínio ou celofane.

– Por sua localização atende pelos nomes de ponta de alcatra ou Colita de Cuadril (em espanhol), Aiguillette Baronne (em francês) e Tail of round ou Tri-tip (em inglês). 

Características Nutricionais

Água            75%
Proteína        21%
Sais minerais  3%
Gordura         2%
Vitaminas   0,03%

Na culinária

Os brasileiros ainda preparam a Maminha em cozidos de panela, assados de forno e braseados. Mas hoje em dia no Brasil, bem como em outros países da América do Sul, a maminha tem sido muito utilizada e valorizada para churrascos. Para o churrasco, a maminha pode ser cortada em fatias grossas, de aproximadamente dois dedos, para ser colocada na grelha.

maminha_0

Por ter sabor sutil e delicado, fica ótima também quando combinada com molhos ricos e encorpados. Pode inclusive substituir o filé mignon em pratos que exigem um bom e alto medalhão bovino. Da mesma forma, é costume a peça inteira, longe do fogo e em cozimento rápido para conservar seus sucos. Depois de assada, deve ser fatiada no sentido contrário ao das fibras para acentuar sua maciez e sabor.

É um ótimo corte de carne boa para assados, carne de panela ou bifes servidos bem passados, pois tem maior teor de gordura, além de ser macio e suculento.

Hummmmm que fome!!! Já quero maminha!!!

 

 

 

The following two tabs change content below.

Melina Cais

Melina Cais - Co-Fundadora do Blog da Carne. Engenheira Agrônoma Doutora pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora universitária na área de Bioenergia, Biocombustíveis e Mecanização Agrícola e Associada do Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *