IMG 7017

#MEATing: Defumando os Vizinhos

O que achou deste post?

Olá amantes e simpatizantes da carne.

De uns tempos pra cá, a Defumação vêm conquistando espaço nos churrascos da galera.
O processo de defumação, é o processo de exposição de alimentos à fumaça, proveniente da queima de serragens, madeiras, ervas ou folhas, com o objetivo de conservação e para acentuar o seu sabor.

Alguns alimentos já são conhecidos por nós pela defumação. A mortadela, a linguiça calabresa, o molho barbecue e o bacon que encontramos facilmente nos mercados. Encontramos também alguns pratos famosos pela defumação em alguns restaurantes como a costelinha de porco e o salmão.

Mas o que a defumação tem a ver com o nosso churrasco?

O nosso churrasco mudou, a qualidade da carne brasileira subiu de nível, cortes americanos estão presentes em nossas grelhas, boutiques de carnes oferecendo novidades em cortes ou acompanhamentos, ou seja, o interesse em buscar e experimentar coisas novas estão tomando conta dos churrascos tradicionais.

É nessa busca por novidades no preparo das carnes, que o American BBQ começa a invadir os churrascos com a defumação. Existem vários equipamentos específicos para preparar um alimento defumado e a mais conhecida no American BBQ, é o Pit Smoker.

Um grande tambor com uma caixa de fogo/lenha acoplada onde é gerado muito calor e fumaça, para que o alimento possa ser defumado e cozido por longas horas. Existem outros equipamentos alternativos e até menores para se fazer uma defumação.

Quando falamos de defumação, consequentemente estamos falando de muita fumaça, muito tempo de espera (dependendo da carne, de 4 a 12 horas) e um certo investimento. Além disso, para quem quer fazer defumação dentro de casa, é um pouco complicado. Dá pra improvisar fazendo na churrasqueira se você possui uma na sacada ou se tem um quintal, mas no meu caso que moro em apartamento, era impossível.

Você até encontra algumas gambiarras de defumadoras caseiras pela internet, mas nada seguro e específico para tal procedimento.

Foi aí que ao ir comprar algumas facas na loja da Zwilling, que conheci uma panela defumadora, ou seja, ela é específica para fazer defumação dentro de casa e direto na boca do fogão. Era tudo que eu precisava!

Acabei comprando e desde então, tenho feito muita defumação aqui no meu apartamento. Costelinha de porco defumada, frango defumado, pancetta defumada, tomate defumado, ou seja, dá para defumar muita coisa utilizando serragem de macieira. Além da mini churrasqueira, agora tenho a defumadora para deixar os vizinhos pirados…rs

img_7231

É claro que ela não solta muita fumaça como uma defumadora de médio/grande porte que utilizam carvão e lenha. Mas o resultado que temos através desta defumadora caseira, é bem satisfatório.

No sábado passado, foi realizado o primeiro Workshop de Defumação Caseira na loja da Zwilling onde eu falo um pouco sobre a defumação caseira e que é possível sim fazer em casa o American BBQ. A defumadora da Zwilling é bem versátil e supre tudo que eu preciso quando quero defumar algum alimento.

Se você quiser saber mais sobre o próximo Workshop, fique ligado no Instagram da @zwillingloja e e no meu @reinaldolee.

Se quiser saber onde encontrar a defumadora e as melhores facas e panelas:

Zwilling J.A. Henckels
Rua Oscar Freire, 578 – Jardim Paulista
@zwillingloja

Um forte abraço e te vejo na próxima semana.

Reinaldo Lee
@reinaldolee
#MEATing
Gostou do artigo? Você também pode gostar de Como defumar um brisket?

The following two tabs change content below.

Reinaldo Lee

Cozinheiro desde os 12 anos de idade, aprendeu a gostar de cozinhar através de sua mãe. Tentou ser DJ de música eletrônica, fez Ciências Contábeis na PUC-SP, trabalhou em multinacional na área de finanças mas foi na gastronomia onde encontrou as melhores receitas e ingredientes da vida. Especialista em Korean BBQ, ama cozinhar, fazer um churras, viciado em hamburguer e muito agradecido por Jesus. Pão de queijo e um pingado me faz feliz toda manhã. Escreve a coluna #MEATing! @reinaldolee

Latest posts by Reinaldo Lee (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *