WhatsApp Image 2016 11 10 at 10.03.33 PM 1

Bife ancho – você sabe o que é e como fazer?

O que achou deste post?

Você sabe o que é o bife ancho?

Todos conhecem ou já ouviram falar do Contra-filé. Mas, apenas alguns sabem que dessa peça inteira são tirados dois cortes. Da parte da frente do Contra temos o chamado de Bife de Chorizo, pedaço macio, com menos gordura entranhada e com um sabor mais concentrado.

Porém, da parte de trás do Contra, temos o chamado de Ancho, um pedaço mais macio que o Bife de Chorizo, com mais marmorização (gordura entranhada) e com um sabor mais tenro, mais mole de ser mastigado por pertencer a uma região mais irrigada do animal.

boi-ancho-e1381274297240

Assim, hoje nos concentraremos no Ancho,  um corte nobre de origem portenha, da mesma altura do ojo de bife. O mesmo é composto por dois ojo de bife juntos. E a união entre as duas peças é feita por uma fina faixa de gordura que dá ainda mais sabor à carne.

Entenda melhor:

Dessa forma, esse vídeo mostra claramente como em uma mesma peça de carne temos pedaços diferentes e com sabores e atributos sensoriais diferentes.

Assim, todas essas características fazem do Ancho um corte pouco comum e muito valorizado em todo o mundo. Na França, por exemplo, pode ser chamado de noix ou entrecôte (quando vem limpo), rib eye em países de língua inglesa, para os latinos ancho, que no espanhol significa “largo”.

  bife ancho  bife de ancho

Enfim, é importante que para garantir todas essas peculiaridades, é essencial que a carne tenha boa procedência. O manejo do animal, alimentação, a raça, a criação do rebanho, e a idade do gado são fatores fundamentais na qualidade final do produto e interferem diretamente no momento da degustação de um Bife Ancho.

Em nossa primeiro programa, o nosso expert colunista, Reinaldo Lee, ensina como comprar um bife Ancho. Confira:

E você, como prefere preparar o bife ancho?

Por fim, gostaram do post? Compartilhe com os amigos!

Referências:

Wessel

Acervo BDC

Voltar

The following two tabs change content below.

Mirella Cais

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Engenheira Agronôma pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP Jaboticabal). Associada à Biomarketing, TCAinternacional e Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM. Produtora/apresentadora do Programa Agrossociedade a Nova Geração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *