farmtotable 1
O que achou deste post?
Quando a origem dos alimentos passa a importar mais que o próprio sabor dos mesmos…

O Conceito Farm-to-Table ou Farm-to-Fork (da fazenda à mesa ou da fazenda ao garfo) é um movimento iniciado nos EUA, que consiste em reduzir os intermediários entre o produtor e o consumidor fazendo com que os produtos cheguem à mesa do consumidor em um prazo reduzido, valorizando suas propriedades nutricionais, economizando na utilização de conservantes químicos e a custos enxutos.

Surgiu como reação aos extremos da cadeia agroindustrial norte-americana e tem sido adotado no Brasil por conta dessa mesma reação. Houve uma forte adesão como ferramenta de marketing e é muitas vezes implantado como sistema de produção, ao contrário do produto.

Farm-to-Table-300x300

Com a redução dos intermediários a aproximação do produtor com seus clientes é maior, o que permite assim, um maior conhecimento sobre a origem do produto, uma redução do custo e aumento da qualidade entregada. Dessa forma, há um ganha-ganha, pois o produtor passa a conhecer o seu cliente final e se cobra mais em agradá-lo, assim como e cliente passa a conhecer de perto o processo produtivo, se torna mais exigente e tem canais próximos para saber exatamente o que está consumindo.

Farm-to-table-731225

Com esse conceito aplicado, temos em mãos a possibilidade de conhecer cada etapa da cadeia de produção, e condições de discutir a real origem e processo produtivo dos produtos que estamos consumindo. No caso da proteína animal no Brasil, o processo em sua grande maioria é feito em grande escala e pouco se conhece a respeito da origem e manejo dos animais.

A carne que é produzida de forma consciente e sustentável é fantástica, pois não destrói o ambiente, não ameaça a saúde pública, e sua venda apoia os pecuaristas responsáveis que optam por usar boas práticas agropecuárias. Sim, é um produto mais caro. Mas é preciso levar em conta que sua produção controlada, realizada de forma diferenciada, com mais qualidade e em menor quantidade.

stock-vector-meet-industry-stages-beef-steak-processing-d-web-isometric-infographic-concept-factory-281283401 (1)

Veja abaixo alguns benefícios e vantagens da carne produzida dentro do conceito farm-to-table:

Qualidade Superior
Alimentos produzidos de forma sustentável são mais frescos e saborosos. Carnes produzida com certificação de origem e qualidade controlada são a preferência dos melhores restaurantes e chefs. Estes escolhem servir carne com maior valor agregado para seus clientes por terem atributos sensoriais claramente destacados!S6_Oberg_cow_cutsBenefícios para a saúde
Carnes que foram produzidas de forma sustentável  têm uma ampla gama de benefícios nutricionais. As carnes de bovinos criados à pasto quando comparadas às provenientes de animais criados em confinamento possuem diferentes proporções de gordura, menos calorias, e níveis mais elevados de ácidos graxos ômega-3 essenciais, vitamina E, beta-caroteno e outros nutrientes importantes. Como um benefício adicional, a carne sustentável  é produzido sem o uso de medicamentos e aditivos alimentares desnecessários que podem vir a prejudicar a saúde pública. Sem contar no controle de emissões de excedentes de produção nocivos para ambiente.

Segurança alimentar
Carnes produzidas sustentavelmente são normalmente processadas em menor escala, para manter e atender os elevados padrões de segurança alimentar. Indústrias de carne de grande porte, geralmente possuem enormes matadouros onde as linhas de produção são rápidas, e dessa forma elevam drasticamente o risco de contaminação por agentes patogênicos de origem alimentar. Como resultado, estas instalações de processamento industrial devem ter um controle sanitário impecável para evitar transmissões e surtos de doenças transmitidas por alimentos.

22f704095b5e33a84029095caec07148

Estímulo da economia
Compra de carne sustentável colabora no apoio aos produtores que criam gado de forma responsável. É mais importante do que nunca apoiar pequenos produtores que promovem a carne fresca, nutritiva e produzida utilizando práticas agrícolas sustentáveis. A agricultura familiar também desempenha um papel vital em áreas rurais, estimulando economias locais, fortalecendo os laços comunitários e protegendo os recursos naturais para as gerações futuras.

Saúde animal
Nas fazendas sustentáveis, os animais são tratados com humanidade. Há a promoção do conceito de bem estar animal que, além de favorecer a qualidade de vida do animal, o resultado final do produto é garantido e de extrema qualidade.

Benefícios ambientais
Processos de produção industriais não controlados podem ter impactos sobre o meio ambiente, seja através de poluentes do ar, águas superficiais, subterrâneas e do solo, com uma série de contaminantes diversos. Felizmente, fazendas sustentáveis reconhecem a importância da gestão ambiental, e utilizam práticas agrícolas responsáveis para proteger o meio ambiente para as gerações futuras. Quando você compra carne proveniente de uma exploração sustentável, você  está naturalmente apoiando esses esforços.meat_dlAlguns exemplos de marcas que têm trabalhado e divulgado fortemente o conceito no Brasil:

Quirós Gourmet

Beef Passion

Referências:

Sustainable Table Org

Turismo de valor

Voltar

The following two tabs change content below.

Mirella Cais

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Engenheira Agronôma pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP Jaboticabal). Associada à Biomarketing, TCAinternacional e Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM. Produtora/apresentadora do Programa Agrossociedade a Nova Geração.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *