GPA

Redes distribuidoras assumem política do Desmatamento Zero para carnes comercializadas em suas lojas

O que achou deste post?

Nos últimos meses foram divulgadas algumas políticas de compras de carne bovina por algumas redes distribuição, como Walmart e Grupo Pão de Açúcar, que visam impedir a entrada de produto originados de desmatamento e outras violações socioambientais na Amazônia em suas lojas.

logo-dz-site

Essas empresas vêm se posicionando através de algumas ações de comunicação que pretendem transmitir a seus clientes informações sobre a origem dos produtos, especialmente para reaver suas imagens expostas na campanha Carne ao Molho Madeira, lançada pelo Greenpeace no final do ano passado, esta que deu início a uma mudança de comportamento do setor varejista.

Uma das ações em questão é o comprometimento das redes de cobrir o monitoramento da carne comercializada através da rastreabilidade.  O Grupo Pão de Açúcar (GPA) foi o primeiro a anunciar publicamente sua nova política de compra de carne bovina junto a plano de ação que visa monitorar e bloquear fornecedores ligados ao desmatamento e violações de direitos humanos na Amazônia, e deixa claro que o desmatamento, seja legal ou ilegal, não será mais tolerado pelo Grupo. Da mesma forma, outras empresas também já se mobilizaram explicam que o procedimento será cada vez mais exigido para os produtos comercializados, de maneira que atendam os consumidores com garantia total de origem.

É importante que as empresas distribuidoras passem a exigir o Desmatamento Zero e demais critérios do Compromisso Público da Pecuária também para seus frigoríficos fornecedores e pecuaristas, independente da região de operação. O movimento Desmatamento Zero vale não somente para a região da Amazônia, mas para todo o Brasil.

Vale ressaltar sobretudo, que ainda que inaceitável o desmatamento não é mais necessário. A pecuária brasileira tem total condição de produzir de forma sustentável através dos avanços tecnológicos e boa gestão. O ponto a ser discutido é, a adoção dessas boas práticas por todos os produtores em qualquer localidade que seja.

GPA

Nós que acompanhamos diariamente as notícias do setor, acompanhamos discussões sobre processos produtivos e mercado da cadeia agropecuária em geral, somos a favor da produção sustentável e do bem estar animal, e apoiamos que o restante do setor que ainda não se comprometeu com o Desmatamento Zero deve se envolver e participar dessa iniciativa. Todo o Brasil como um todo tem que se mobilizar e participar de qualquer ação que garanta o nosso futuro, assumindo sua parte na responsabilidade de trabalhar por um ambiente seguro e sustentável.

Não acreditamos na reavaliação de hábitos de consumo, mas sim no consumo consciente. Conhecer o processo produtivo e as condições à que o animal foi submetido é direito do consumidor e contribui para um mercado mais justo e mais seguro para todos.

Entenda o caso:

Em novembro do ano passado o Greenpeace publicou o relatório Carne ao Molho Madeira no qual analisou e ranqueou os maiores supermercados do país de acordo com suas políticas de compra de carne bovina da Amazônia.

desmatamento zero
Tem dúvidas? Escreva para nós!

Se curtiu, compartilhe com seus amigos.

Voltar

The following two tabs change content below.

Mirella Cais

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Engenheira Agronôma pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP Jaboticabal). Associada à Biomarketing, TCAinternacional e Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM. Produtora/apresentadora do Programa Agrossociedade a Nova Geração.

2 Comentários

  1. Equipe do Blog da Carne, já ouviram falar da Agrotools? Seria legal vocês explicarem o que eles fazem… tem a ver com essa matéria. Se eu não me engano eles que fazem o sistema que controla as carnes que o Walmart Compra. E seria interessante saber mais sobre eles.

     
    1. Author

      Obrigada pelo contato, Vítor! Já ouvimos falar sim, mas vou procurar me informar melhor e trazer uma matéria para o blog. Valeu pela dica, continue com a gente! =)

       

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *