GPA

5 Dicas Básicas para Comprar Carne com Segurança

O que achou deste post?

Parece simples, mas escolher um corte de carne exige atenção.

Independente do local de compra, esteja sempre atento nas condições em que a carne se encontra principalmente em relação à:

  1. Embalagem: no caso de carnes embaladas, certifique-se que a mesma não esteja violada. Nunca compre carne com embalagem violada.
  2. Refrigeração: carnes refrigeradas e congeladas devem estar sob temperatura constante para conservar as propriedades e sabor da carne. Nunca compre carne que esteja fora da refrigeração.
  3. Data de validade: certifique-se que a data de validade seja posterior a do dia que pretende prepara-la. Nunca compre carne vencida.
  4. Inspeção: realizada por um médico veterinário especializado, a inspeção visa garantir produtos com certificação sanitária. Para saber se a carne foi inspecionada, identifique se no estabelecimento e/ou na embalagem há o carimbo do serviço de inspeção responsável, seja municipal (SIM), estadual (SIE) e federal (SIF). Atenção! A venda de produto de origem animal sem a inspeção por órgão competente é crime! (ART. 7º , IX , da LEI Nº 8137 /90, c/c ART. 18 § 6º, II, da Lei 8078/90).SISP SIM SIF
  5. Cor: as peças mais frescas são as com cor avermelhada, brilhante, sem manchas escuras ou esverdeadas. Com exceção das carnes embaladas a vácuo, que tendem a apresentar uma coloração mais escura e um odor mais forte. Se quiser saber o motivo, temos um artigo sobre carne a vácuo. A dica é: ao abrir a embalagem, deixe a carne descansar por uns 15 minutinhos que o odor sai sem comprometer a qualidade sensorial e microbiológica da carne.

The following two tabs change content below.

Juh Chini

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Economista na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). Fundadora do Blog da Carne, Líder de Inteligência de Marketing na @Tech, viajante, palmeirense e apaixonada por churrasco, família, amigos e uma mesa de bar. "A vida é a arte do encontro!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *