fotos

5 dicas para escolher uma boa Costela Bovina

O que achou deste post?

Olá pessoal, como postamos muitos videos e fotos de costela bovina no fim de semana resolvi escrever um post especial dando várias dicas quando o assunto é : COSTELA BOVINA! 

A costela é o corte com maior variedade de sabores, texturas e aromas, dada a característica de suas longas fibras, que exigem um comprido tempo de preparo. 

Primeira dica:

Na hora de comprar a Costela observar 4 atributos: Cor, Ossos, Cheiro e Elasticidade. parece estranho neh!? Mas ajuda muito na escolha da costela ideal. 

  • Cor: Não compre carne de costela com gordura muito amarelada e carne amarronzada, isso é indício de carne de boi velho.
  • Ossos: Não comprar com ossos muito largos, pois também é indício de boi velho.
  • Cheiro: o aroma da carne é observável de prontidão. O cheiro jamais pode ser de carne passada.
  • Elasticidade: fazer o teste do Furo com o dedo é uma boa opção. Com as mão limpas aperte a carne com o dedo indicador, assim você conseguirá sentir a maciez da carne.

Segunda dica:

Procure um açougue de confiança, que venda carnes de procedência, e claro, tenha um açougueiro amigo que possa te orientar. Seja em supermercado ou casa de carnes, o ideal é comprar a carne fresca, e não aquela que está armazenada por muito tempo. A carne deve ser sempre fresca, vai fazer costela no fim de semana?! Compre até 3 dias antes no máximo.

Terceira dica:

Tanto a Costela Ripa quanto a Ponta de Agulha são excelentes. As duas devem ir para a brasa com o lado do osso virado para baixo.

A Costela Ripa é parte de cima do boi junto ao dorso (parte superior da caixa torácica) , tem ossos maiores e mais largos e estão todos na transversal. A carne um  pouco mais seca.

vera 2

A Costela Ponta de Agulha ou Minga sai da parte inferior da caixa torácica, é formada por ossos mais finos e muitas cartilagens, muito entremeada de gordura e carnes. É um pedaço mais grosso, onde todos os ossos e nervos estão dispostos em mais de uma direção.

como fazer costela bovina

Quarta dica:

A Costela Ripa exige um tempo de cozimento maior para amaciar suas fibras, é geralmente utilizada para churrasco ou cozida com legumes.

A Costela Ponta de Agulha ou Minga  é considerada a “rainha das churrasqueiras” tende a ser mais macia pois é mais próxima do filé. Quando cozida, o tutano é diluído e misturado com o caldo da própria carne, fazendo papel de tempero natural, ou seja, é extremamente saborosa. É muito utilizada também para ensopados e sopas.

Quinta dica:

A costela depois do preparo perde cerca de 30% do seu peso, perde muita gordura e fibras, além disso, 20% da costela é peso dos ossos. Dessa maneira, em um churrasco, ou almoço de família, calcula-se 600g de costela por pessoa. Uma boa costela bovina custa de R$ 17,00 a R$ 25,00 o kg, menos que isso desconfie!

Veja também: o que é prime rib?

Gostou das dicar para escolher uma costela bovina?

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todo domingo um e-mail recheado de curiosidades e receitas do mundo da carne!

Newsletter

The following two tabs change content below.

Melina Cais

Melina Cais - Co-Fundadora do Blog da Carne. Engenheira Agrônoma Doutora pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora universitária na área de Bioenergia, Biocombustíveis e Mecanização Agrícola e Associada do Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM.

14 Comentários

  1. Bom dia. Alguém sabe dizer o porquê da costela traseira ser mais macia (e saborosa, segundo alguns) do que a dianteira? Genética do boi?

     
    1. . . . Olá Melina, realmente as dicas são ótimas !

       
  2. Muito bom, até quem enfim achei alguém que informe o rendimento das carnes e perdas por cozimento e ossos! Parabéns, continue assim! 😉

     
  3. obrigado por mais um conteúdo de qualidade continue sempre assim que nós leitores assiduos do seu site gostamos muito da forma que a redação expõe os temas,deus os abençõe sempre

     
  4. Muito boa as dicas, só não entendi quando ele disse que a minga é mais macia porque fica perto do filé, até onde sei a minga fica na parte inferior e o filé fica lá encima na carcaça.

     
  5. Comprei uma aqui em Ubatuba por 10$ o quilo e estava uma dlc , basta vc saber fazer rs .

     
  6. Ótimo artigo. Simples, claro e bem explicado. Obrigada!

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *