ferro1

Carne e o Mineral Ferro

O que achou deste post?

O ferro é um mineral essencial à vida, o qual exerce funções importantíssimas no organismo, dentre essas, a de maior destaque é a atuação na síntese de hemoglobina, uma proteína presente nas células vermelhas (hemácias) responsável pelo transporte de oxigênio para todo os tecidos do corpo. A sua deficiência gera quadro de anemia ferropriva.

A anemia ferropriva precisa ser diagnosticada e tratada o mais rápido possível, pois esta associada a diversos problemas de saúde como falta de apetite, palidez, fadiga generalizada, apatia, falta de disposição. Nas crianças, um dos grupos mais vulnerável, a anemia pode trazer retardo no crescimento, comprometimento da aprendizagem, concentração, fadiga e baixa resistência a infecções. Já nas gestantes, outro grupo vulnerável, a anemia pode levar a um parto prematuro, baixo peso do bebê ao nascer e aumento da mortalidade perinatal.

A necessidade de ferro varia de acordo com o sexo e faixa etária. As gestantes são o grupo populacional que mais necessitam desse mineral, para formação dos tecidos fetais, seguido por mulheres em idade fértil, devido a menstruação (perda de sangue), bebês, crianças e lactantes (mulheres em amamentação).

Tal mineral é amplamente encontrado nos alimentos tanto de origem vegetal quanto animal, como leite, ovos e principalmente as carnes. Porém, há uma diferença entre o ferro presente nesses dois tipos de alimentos.

Os vegetais possuem o ferro não heme, o qual possui uma baixa absorção e dependem de outras substâncias alimentares, como por exemplo a vitamina C, para serem absorvidos, e por outro lado, algumas substâncias podem atrapalhar sua absorção. Já o ferro presente nas carnes, o ferro heme, é mais disponível para absorção e não há influências de outros elementos da dieta.

A carne vermelha é a principal fonte de ferro da nossa alimentação, todos os cortes, mas principalmente as vísceras como fígado, rim e coração.

Assim, tanto na prevenção quanto no tratamento da anemia, a carne é a maior aliada. Principalmente nos grupos populacionais que mais necessitam de ferro, a carne deve estar presente com frequência.

Fonte:

http://nutricao.saude.gov.br/mn/ferro/ferro_programa_info_geral.php

Padovani RM, Amaya-Farfán J, Colugnati FAB, Domene SMA. Dietary reference intakes: aplicabilidade das tabelas em estudos nutricionais. Rev. Nutr., Campinas, 19(6):741-760, nov./dez., 2006

Letícia Donati

Nutricionista Clínica – USP/RP
CRN 3: 38854
Rua Bernardino de Campos, 1330, Vila Seixas
Ribeirao Preto-SP
Contato: (16)3636-3697   (16)99792-1300

 

 

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *