carne assada blog

CARNE VERMELHA E CARNITINA

O que achou deste post?

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje irei falar sobre a carnitina e sua relação com a saúde, emagrecimento e consumo da carne vermelha.

Acredito que a carnitina não seja do conhecimento de todos. Dessa forma, vou falar brevemente um pouco sobre ela. A carnitina ou L-carnitina é uma molécula produzida pelo organismo, mas precisamente pelo fígado e armazenada no tecido muscular. Sua função é de transportar a gordura para dentro da mitocôndria (organela presente dentro da célula, responsável pela produção de energia) para que seja “queimada”/metabolizada, gerando energia. Assim, além da produção de energia, tal molécula, de certa forma, também auxilia no emagrecimento e diminuição dos lipídios no sangue.

E o que a carnitina tem a ver com a carne vermelha? Tudo! Pois ela é um dos alimentos que mais contém tal molécula! 

Entretanto, foi publicado em 2013 um grande estudo realizado por Koeth et al, mostrando que, ao ser ingerida, a carnitina é metabolizada por bactérias presentes no intestino produzindo um composto chamado de TMAO (oxido de trimetilamina), o qual pode aumentar as chances de uma aterosclerose (entupimento dos vasos sanguíneos). Quanto mais carnitina, mais TMAO, mais maléfico.

Apesar disso, o ponto em que deve-se mais ficar atento é com a suplementação (maioria das vezes corresponde a uma dose no mínimo 10 vezes maior do que contém na carne, por exemplo) de maneira indiscriminada, sem uma avaliação prévia e sem orientação de um profissional habilitado.

Por outro lado, não precisa de receio com a ingestão de carne vermelha por esse motivo, pois apesar de ser um alimento fonte em tal molécula, a quantidade ainda é pequena (bem menor que a suplementação, como já falado acima). Mas vale ressaltar que a quantidade/porção e frequência de consumo deve ser levada em conta a partir de uma avaliação profissional.

Espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais!

Boa semana à todos!

Fonte:

Koeth RA et al. Intestinal microbiota metabolism of L-carnitine, a nutrient in red meat, promotes atherosclerosis. Nat Med. 2013 May; 19(5): 576–585.

 

Letícia Donati

Nutricionista Clínica – USP/RP
CRN 3: 38854
Rua Bernardino de Campos, 1330, Vila Seixas
Ribeirão Preto-SP
Contato: (16)3636-3697   (16)99792-1300

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *