emagrec

Carne vermelha e emagrecimento

O que achou deste post?

Hoje vamos falar de um assunto que é do interesse de praticamente todos, e que vem mais a tona nessa época de final de ano, verão: emagrecimento. E a carne vermelha pode sim ser uma grande aliada nesse processo. Vamos entender como.

Em primeiro lugar, muitas pessoas deixam de comer a carne vermelha com medo de ser muito calórica/”gorda”, o que é uma atitude errada, pois, como já foi falado várias vezes aqui no blog, a carne é um alimento muito nutritivo e sua exclusão não é benéfica. Assim, caso o objetivo seja emagrecimento, atente-se principalmente ao tipo de corte que ira ingerir. Opte por aqueles mais magros como patinho, maminha, músculo, filé mignon, lagarto, coxão mole e duro e evitar aquelas mais gordurosos como costela, ponta de peito, fraldinha, picanha, cupim, linguiça.

Um auxílio importante que a ingestão de carne vermelha traz para o processo de emagrecimento é em relação a saciedade, e isso se deve a dois motivos. Primeiro, por ser um alimento em que exige um maior tempo de mastigação, o que já faz o cérebro/estômago já comecem a produzir substâncias sacietógenas. Segundo, pelo alto teor de proteínas e também de gordura, dois substratos que necessitam de um maior tempo no estômago para a digestão, o que acaba auxiliando também na saciedade.

Outra questão que favorece esse processo, é o teor elevado de proteínas, as quais, além de trazerem uma maior saciedade, como já falado acima, também são importantes para manutenção da massa muscular, que por sua vez, é um tecido que consome bastante energia, auxiliando assim, em um funcionamento eficaz do metabolismo.

Além disso, a carne vermelha, como vocês já sabem, possui também altos níveis de diversos minerais e vitaminas (principalmente as do complexo B), os quais são fundamentais para que todas as células do organismo funcionem de maneira adequada, inclusive gastando mais energia e de maneira eficiente.    

Outro ponto relevante é em relação a quantidade/porção ingerida e a frequência. A carne por ser um alimento rico em proteína e com um certo teor de gordura acaba tendo um valor calórico considerável (principalmente quando comparado à verduras, legumes e frutas) e não deve ser ingerida “ à vontade”. Assim, é muito importante que respeite a quantidade indicada por seu nutricionista. Lembre-se sempre: equilíbrio!

 

Boa semana a todos!

Letícia Donati

Nutricionista Clínica – USP/RP
CRN 3: 38854
Rua Bernardino de Campos, 1330, Vila Seixas
Ribeirão Preto-SP
Contato: (16)3636-3697   (16)99792-1300

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *