Carne vermelha e sua importância para os atletas

O que achou deste post?

Hoje o assunto é de interesse aos atletas e para aquelas pessoas que praticam uma atividade física mais intensa.

Pelo fato de o atleta necessitar de uma alimentação extremamente completa em termos de proteínas e minerais, a carne vermelha (bovina e suína) pode e deve estar presente na sua alimentação pelo fato de ser extremamente nutritiva.

Primeiramente, vamos falar das proteínas, as quais são essenciais na alimentação do atleta, pois o exercício intenso causa um desgaste muscular e também pela necessidade da manutenção de tal tecido para que se tenha força e um desempenho. E como já foi falado em posts anteriores, a carne vermelha é um dos alimentos mais ricos em proteínas de boa qualidade (alto valor biológico), ou seja, que apresentam todos os aminoácidos essências.

Outro ponto importante é em relação à alta demanda de vitaminas do complexo B, fundamentais no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras e inclusive na produção de energia.

O ferro também é um mineral que merece destaque, por ser essencial na formação da hemoglobina, proteína sanguínea que transporta o oxigênio aos tecidos (músculos, cérebro e todos os demais). Além disso, devido a alta produção de radicais livres pelo exercício físico intenso, o ferro atua como co-fator de uma enzima antioxidante chamada de catalase, atuando assim na prevenção de possíveis danos pelo excesso de radicais livres.

Outro mineral importante é o zinco por três fatores: 1) atuar no sistema imune 2) atuar como co-fator de uma outra enzima antioxidante, chamada de superóxido dismutase 3) importante na produção de testosterona, um hormônio de extrema relevância na manutenção/crescimento da massa muscular e força.

 Claro que os cortes mais magros são os que devem ser priorizados (patinho, maminha, músculo, filé mignon lagarto, entre outros) na rotina do atleta.

É importante frisar que a frequência e o tamanho das porções são recomendações individualizadas, de acordo com a rotina e  as necessidades de cada um. Procure um profissional nutricionista para melhor te auxiliar!  

Boa semana a todos!

Letícia Donati

Nutricionista Clínica – USP/RP
CRN 3: 38854
Rua Bernardino de Campos, 1330, Vila Seixas
Ribeirao Preto-SP
Contato: 3636-3697   99792-1300
The following two tabs change content below.
Portal de #informaçãobempassada

BDC

Portal de #informaçãobempassada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *