Dry Rub

Dry Rub

O que achou deste post?

Olá amantes e simpatizantes da carne.

Tenho recebido algumas mensagens pelo Instagram e até mesmo perguntas feitas por seguidores quando faço uma “Live”, sobre o tal famoso Dry Rub. Antigamente não se falavam em outros tipos de sais e temperos para as carnes. Só utilizávamos o tradicional sal grosso para praticamente todas as carnes.

Surgiram outros tipos de sais para o nosso churrasco (falarei sobre isso em breve) e consequentemente, a busca por novos temperos e sabores para as nossas carnes está aumentando cada vez mais. Vieram os sais de parrilla e chimichurri dos hermanos e uruguaios, as marinadas do Korean BBQ e os Dry Rubs dos churrascos americanos.

Mas o que é Dry Rub?

Dry Rub

Dry Rub é uma mistura de temperos e ervas secas com a finalidade de temperar a carne, potencializar o sabor e também formar uma crosta na carne retendo todo o seu suco. A aplicação do Dry Rub é feita na carne antes dela ser defumada, grelhada ou assada. Existem diversas combinações de temperos e ervas para um bom Dry Rub e para cada tipo de carne. Com ele pronto, você literalmente massageia a carne para que os temperos secos penetrem e cubram a superfîcie da carne.

Os mais famosos Dry Rub do American BBQ que temos como referência são: Memphis, Kansas e Carolina (Norte e Sul). Cada um com sua peculiaridade em sabor e combinação de temperos secos aplicadas em cada tipo de carne. Brisket, Pulled Pork, Pork Ribs, Chicken e peixes como o salmão.

Dry Rub Capa

A base do Dry Rub, temos a pimenta do reino preta (moída) e sal. A partir daí, podemos agregar alho e cebola em pó, cominho, mostarda em pó, páprica defumada e doce, açúcar mascavo ou demerara, tomilho, curry, pimenta caiena, enfim, você poderá fazer várias combinações que agrade mais ao seu paladar de acordo com cada tipo de carne a ser temperada.

Muitos já devem ter visto um Dry Rub na cor preta que é feito com um ativado de carvão, cebola e alho em pó, que dá um contraste muito bonito na carne com o ponto rosado além de ser saboroso, o Hard Carnivore da Jess Pryles. Você não encontra facilmente pois se trata de um produto importado.

Regra para um Dry Rub perfeito? A resposta é: Aquele que deixa a carne saborosa e delicioso, ponto!

 

Um Grande abraço.

Reinaldo Lee

@reinaldolee

#MEATing

The following two tabs change content below.

Mirella Cais

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Engenheira Agronôma pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP Jaboticabal). Associada à Biomarketing, TCAinternacional e Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM. Produtora/apresentadora do Programa Agrossociedade a Nova Geração.

4 Comentários

  1. Gostaria de saber quais as medidas de cada tempero, quantas gramas de açúcar mascavo, pimenta do reino e por ai…..

     
  2. Quero mto fazer o dry Hub preto em casa… Gostaria de saber a receita exata, por favor… Quais ingredientes e suas quantidades… Obrigada

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *