Arquivo 001

Resenha: 10h de um churrasco Bárbaro!

O que achou deste post?

“Bárbaros – A festa dos Carnívoros” aliou o conhecimento dos especialistas com carnes TOPs!

No último sábado (13/08), o Blog da Carne participou do evento “Bárbaros – A festa dos Carnívoros”, que aconteceu no Recinto da Festa do Peão de Americana, no interior de São Paulo.

E o local é o primeiro ponto a se destacar. Para quem não conhece, Americana fica a 140 km da Capital. Com o fácil acesso (Rodovias Bandeirantes e Anhanguera), podíamos até fazer um bate-volta, mas preferimos pernoitar no Nohotel de Nova Odessa, que ficava a 10 minutos da festa e estava apoiando o evento. O hotel é muito confortável, limpo, quarto espaçoso e com muitas tomadas (para carregar tudo rs) e também fomos bem atendidas.

Sobre o Recinto de Rodeio de Americana, foi uma ótima escolha! Primeiro porque tinha uma cobertura muito alta, o que evitou o sol direto na maior parte do dia e impediria a chuva, caso tivesse chovido. E, por ser alta e o local ser ventilado, a fumaça se dissipava com facilidade. Assim, os convidados não ficaram “defumados”, muito menos ficou aquela fumaceira no evento. Fora que a vista era muito bonita e você se sentia em um churrasco no campo, na fazenda… Muito agradável!

A estrutura foi organizada da seguinte forma: de um lado, ficava o palco, com espaço para o público ficar em pé e dois bares. Do outro lado, a fileira com as 18 estações de carne, espaço para as mesas e, ao final os banheiros. Sobre o banheiro, no caso do feminino (não vi o masculino), havia químicos e os pré-montados (ufa!), que se assemelham a um banheiro normal. Em nenhum momento peguei fila ou precisei usar o químico. Funcionários da limpeza garantiram a higiene, assim como pias para lavar as mãos (já fui em vários eventos gastronômicos que não tinham. E sim, é nojento). E para ajudar a preservar nossa beleza: espelhos (valeu, organização)!

Do #TripébemPassado, fui eu e a Mirella. A chegada ao local foi tranquila. Fomos de taxi e o motorista já conhecia o local, apenas sentiu falta de uma sinalização sobre o evento do outro lado do recinto, mas nada que comprometesse a chegada. E chegamos aproximadamente 12h40, não havia fila e a recepção estava bem preparada para receber o público.

Arquivo_000 (1)

Estava calor (+-30ºC), então o primeiro passo foi matar a sede! Havia 3 tipos de Brahma Extra (long neck): a Lager, a Red Lager (ambas puro malte) e a Weiss (trigo). Eu nunca tinha experimentado nenhuma Brahma Extra (por incrível que pareça rs). Embora seja uma cerveja mais encorpada do que as tradicionais, achei que harmonizou bem com as carnes, sendo a Red a minha favorita.

Foto: Carlos Pierri - Bárbaros
Foto: Carlos Pierri – Bárbaros

Mais para o final do evento, partimos para os destilados, que estavam à venda por um preço bem razoável (R$15 a dose de Absolut).

Um ponto bem bacana da festa é que eles facilitaram o valor do ingresso para crianças (de 3 a 10 anos não pagavam) e adolescentes (11 a 15 anos pagaram meia entrada). Além disso, havia uma área com parquinho e recreação. Acho legal porque estimula as famílias a irem. E churrasco é isso: estar entre família, amigos!

Para completar o menu de diversão, o evento contou com uma trilha sonora do evento diversificada, começando com o Bardo e o Banjo tocando folk e música irlandesa, Elvis Presley Cover (Renato  Carlini), Rodrigo Haddad com um autêntico country americano, Theo e Arcanjo, que foram das modas de viola ao sertanejo universitário e, por fim, o DJ Faion tocando de tudo!

E, como estávamos na “Disneylândia das Carnes” (como a Mi Cais bem descreveu), vamos ao que interessa. O menu compreendia 18 estações de carne: bife de ancho, assado de tira, brisket (ponta de peito), chorizo, choripan, cordeiro patagônico, costela de chão, porkrib, picanha, maminha, varal de aves, short rib, dry aged, pulled pork, dirty steak, entre outros.

Eu não consegui experimentar todas as carnes porque confesso: não aguentei. Eu gostei de todas que comi (sério! Todas estavam muito bem preparadas e deliciosas), ao ponto de ser difícil escolher a melhor. Eu arriscaria a maminha (Agora o leitor solta um “como assim? Com tanta corte top, justo a maminha?”), que não era uma maminha qualquer, pois tinha passado 10 horas cozinhando na gordura enquanto nos esperava.  O resultado: estava desmanchando e com um sabor indescritível de bom! Em segundo, o dry aged! Não chegou a pegar o gosto do queijo que eu comentei em outro artigo (“O que é dry aged?”), mas estava muitooooo saboroso e macio. Em terceiro…a picanha! Extremamente macia, de se desfazer na boca.

O pulled pork não entra no meu ranking porque sou suspeita para avaliar (amo!). Desta vez, não foi diferente. Assim como os outros defumados (brisket, porkrib etc), foram ficando do jeito que eu gosto (desmanchando) conforme o andamento do evento.

Se você gosta mesmo de carne, nós indicamos (e muito) este evento. Pois, é uma oportunidade de você experimentar diferentes tipos preparados não só por especialistas, mas por aquelas pessoas que se dedicaram ao máximo para proporcionar carnes deliciosas. Deu para perceber que eles estavam ali trabalhando com vontade! Nós, carnívoros, só temos que agradecê-los.

Foi no evento? Deixe seu comentário!

O que achou da nossa resenha? Gostaria que fizéssemos uma resenha para o seu evento também? Entre em contato conosco!

Voltar

The following two tabs change content below.

Juh Chini

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Economista na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). Fundadora do Blog da Carne, Líder de Inteligência de Marketing na @Tech, viajante, palmeirense e apaixonada por churrasco, família, amigos e uma mesa de bar. "A vida é a arte do encontro!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *