churrasco de Bife de chorizo

Contra Filé e suas mil e uma utilidades!

O que achou deste post?

O Contra filé é um corte nobre assim conhecido, pois na carcaça do boi situa-se “contra” o filé mignon, ou seja, estão apenas separados pelas vértebras lombares. É também conhecido como lombo, lombo desossado, filé curto, filé de lombo e filé. Pode ser chamado de bife angosto ou bife de chorizo (em espanhol),  striploin (em inglês), faux-filet (em francês). Com maturação de no mínimo 14 a 21 dias (Red Series e Gold Series, respectivamente), o corte é de contra filé 5 costelas, possuindo no mínimo, 1cm de gordura padronizada e máximo de 2cm na aba, sem triângulo e limpo na parte inferior. É um carne muito macia, magra (apesar de sua parte externa apresentar grossa camada de gordura), de sabor acentuado pois sua camada de gordura na lateral mantém a umidade  e suculência da carne.

1444264282contra-file

Principais Características

  • Menos macia que filé mignon;
  • Tem camada de gordura;
  • Ideal para fritar;
  • Muito usada no churrasco;
  • Preferir sempre peças gordas (gordura branca).

Na culinária

Como o contra filé é considerado uma carne carne macia, pode ser usado para o preparo de bifes fritos na chapa, estrogonofe, molhos para massas, refogados, ensopados, picadinho, carne moída, grelhados, rosbife, medalhões, churrasco, grelha e assados. Com o contra filé é feito o tradicional bife à cavalo (com ovo frito). 

receita_midia_456

Clássico corte argentino, o Chorizo ou Contra Filé é muito requisitado em churrascos pela sua suculência e maciez, sendo melhor apreciado grelhado ou assado em fatias grossas. Deve ser servido mal passado ou ao ponto, e assado em alta temperatura para que a carne não endureça. O ideal é comprar o contra filé com gordura uniforme. Antes do preparo, remova o “nervo” lateral que segue longitudinalmente na carne, caso ainda não tenha sido retirado. Então, quando comprar contra filé, evite os primeiros 6 a 7 centímetros do corte, perto da alcatra, pois neste pedaço exite o nervo que atravessa a carne quase paralelamente à gordura, que somente será visível quando se estiver fatiando a carne.

The following two tabs change content below.

Melina Cais

Melina Cais - Co-Fundadora do Blog da Carne. Engenheira Agrônoma Doutora pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora universitária na área de Bioenergia, Biocombustíveis e Mecanização Agrícola e Associada do Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *