bife a cavalo

Carne Vermelha e sua importância na adolescência

O que achou deste post?

A adolescência é um período de muitas descobertas, e também de grande desenvolvimento físico, mental, comportamental e aprendizado, perdendo apenas para primeira infância.

Infelizmente, a realidade da alimentação do adolescente, não é a ideal para essa idade, sendo rica em industrializados, doces, refrigerantes, etc, e pobre em nutrientes.

Como durante essa fase as necessidades de nutrientes aumentam, a carne vermelha é uma grande aliada

  • Fonte de proteína de boa qualidade: fundamental para o crescimento e desenvolvimento de órgãos e tecido, inclusive o muscular, de grande preocupação dos meninos. Já para as meninas, a proteína é muito importante para cabelos unha, pele. Além disso, os aminoácidos essências são importantes para a formação de hormônios, enzimas e neurotransmissores.
  • Gorduras: apesar de não ser recomendado o consumo de cortes mais gordurosos, as carnes mais magras também contém gordura (menos), as quais são importantes para o desenvolvimento do adolescente, pois atua no desenvolvimento neurológico, hormonal, das membranas celulares, absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E K).
  • Complexo B: atuam no combate a anemia, no metabolismo de carboidratos, proteína e gorduras, síntese de DNA, na memória, na saúde cardíaca, neurológica, no sono e principalmente combatem o cansaço, fadiga, dão mais disposição, além de serem essenciais para a produção de energia, muito importante nessa fase devido ao aumento do metabolismo, do gasto energético e das inúmeras tarefas que os adolescentes tem no dia-dia.
  • Ferro: além da função de combate a anemia, o ferro auxilia na imunidade, crescimento muscular, e nas meninas tem um papel fundamental pelo fato de a menstruação aumentar a demanda de ferro. Também é importante para a formação da hemoglobina, molécula sanguínea que transporta o oxigênio para todos os tecidos os quais estão em crescimento e desenvolvimento.
  • Zinco: além de atuar na melhora da imunidade, atua no sistema antioxidante, importante já que, durante essa fase, a má alimentação, as poucas horas de sono, muitos estudos, esportes, as inúmeras tarefas diárias podem gerar mais radicais livres.

Vale lembrar que o consumo de embutidos (presunto, salame, mortadela, salsicha, linguiça), assim como de hambúrgueres congelados (opte pelos caseiros) deve ser restrito devido ao alto teor de gordura, sódio e conservantes.

Procure variar os tipos de corte, modo de preparo para não enjoarem. Quantidade e frequência de consumo devem ser avaliados de maneira individual, assim como em todas as fases da vida, de acordo com a individualidade e necessidades de cada um.   

Pais, sejam bons exemplos a seus filhos (as)!

 

Boa semana a todos!

 

Letícia Donati

Nutricionista Clínica – USP/RP
CRN 3: 38854
Rua Bernardino de Campos, 1330, Vila Seixas
Ribeirão Preto-SP
Contato: (16)3636-3697   (16)99792-1300

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *