como descongelar a carne

Como congelar e descongelar a carne corretamente?

O que achou deste post?

Você sabia que congelar ou descongelar a carne sem a devida atenção pode interferir na qualidade da carne?

Muitos estabelecimentos passaram a vender carnes congeladas por diversos motivos. Um deles é para que possam oferecer cortes e marcas diferenciadas que, devido aos gargalos logísticos, não seria possível oferecer sem serem congelados.  O outro é resultado do comportamento dos consumidores, pois pesquisas identificaram que parcela significativa dos congelam a carne após a compra. Muitas vezes, ao realizar a compra de mês, já garantem a quantidade para o mês, congelam e vão descongelando e consumindo aos poucos.

Nesse final de semana eu fui conhecer um açougue que tinha uma boa opções de cortes, raças e até acompanhamentos. O açougueiro então me levou para os cortes gourmet, umas peças bonitas, marmorizadas e congeladas.

-“Leva para o almoço”, disse o açougueiro.

– “Para o almoço não dá”, retruquei.

– “Dá sim. São 11h ainda. Leva para casa, deixa fora da geladeira e lá para umas 13h já dá para fazer”, insistiu.

– “Não, vai perder água. Não vou arriscar estragar uma peça dessa”.

– “Claro que não. Por ela ser assim boa, não vai ficar dura. Os clientes levam assim e nunca reclamaram”.

Bom, não vou contar toda a minha discussão com o açougueiro, mas o fato que eu narrei demonstra claramente um despreparo dos profissionais do varejo em relação à oferecer uma informação correta aos consumidores. Não foi a primeira vez que tentaram me convencer a levar carne congelada para consumo no mesmo dia. O mesmo ocorreu quando fui conhecer uma franquia de uma grande rede varejista de carnes e indaguei se o fato de ter apenas carnes congeladas não era um fator negativo, já que muitas pessoas fazem a compra do churrasco horas antes do início. Para o vendedor, não impactava, já que ele orientava o cliente a levar e descongelar “rapidinho” fora da geladeira.

Atire a primeira pedra quem nunca descongelou uma carne fora da geladeira. Mas, vou os motivos de eu não ter seguido a orientação do açougueiro:

1 – A temperatura na cidade marcava 34ºC. Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o descongelamento de alimentos deve ser feito em condições de refrigeração, com uma temperatura inferior a 5ºC. Se a carne tivesse ficado 2 horas no calorão que faz aqui, poderia ter sido contaminada. Acha difícil? Pois saiba que as enfermidades causadas pela ingestão de comida contaminada causaram a morte de 111 pessoas no Brasil nos últimos dez anos. Ficaram doentes 121.283 pessoas¹, sendo que maior número de situações (38,8%) ocorreu pela ingestão de comida na própria residência do indivíduo. Ou seja, por manuseio incorreto, má conservação, congelamento ou descongelamento.

2 – Quando o descongelamento da carne é feito de forma muito rápida, a carne perde líquidos e, consequentemente, fica menos macia e suculenta.

Mas, como descongelar a carne?

Tem muita gente que coloca a carne na água para acelerar o processo. Nesse caso, a carne pode perder vitaminas e o sabor. Então, não é recomendado.

E o micro-ondas? Também perde água e muitas vezes até cozinha a carne. Os mais modernos ainda conseguem minimizar essa perda, mas eu evito e também não recomendo.

Bom, pense o seguinte: o produtor ficou cerca de dois anos criando o animal com o máximo cuidado para te oferecer uma carne de qualidade. Tudo o que você tem que fazer é tomar cuidado na hora de congelar, descongelar e preparar.

No caso do congelamento, quanto mais rápido melhor. Se comprou a carne hoje e só vai preparar na semana que vem, já coloque no congelador. Para descongelar, é exatamente o contrário, ou seja, quanto mais devagar, melhor. Se a carne tiver até 5kg, tire do congelador e coloque na geladeira com pelo menos um dia de antecedência e peças maiores com pelo menos dois dias.

#DicaBemPassada: Congelamento rápido e descongelamento lento!

Agora que você aprendeu como congelar e descongelar a carne rapidamente, que tal aprender como salgar a carne também?

¹Informações do Ministério da Saúde.

The following two tabs change content below.

Juh Chini

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Economista na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). Fundadora do Blog da Carne, Líder de Inteligência de Marketing na @Tech, viajante, palmeirense e apaixonada por churrasco, família, amigos e uma mesa de bar. "A vida é a arte do encontro!"

3 Comentários

  1. Boa tarde!

    Meu nome é Renata e gostaria de saber em qual material de bowl devo descongelar as carnes na geladeira. Vidro, inox… provavelmente deve ter que ser tampado também para não criar odor desagradável na geladeira né?

    Aguardo retorno,

    Att

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *