img 1403 1

Por que a carne está cara? 

O que achou deste post?

Uma pergunta que nossos leitores sempre nos fazem é: por que a carne está ficando tão cara?
De fato, os preços subiram e continuarão aumentando até o final do ano, segundo o Instituto Economia Agrícola (IEA)

Mas por que? Por que passamos a exportar para os EUA? 

Em setembro, fizemos as primeiras remessas de carne bovina in natura para os EUA. Mas, de acordo com os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), as exportações de carne bovina in natura, em setembro deste ano, foram 3,2% toneladas a menos que o total de setembro de 2015. Ou seja, o motivo não é a exportação para os americanos.

Então, qual o motivo?
O principal motivo está relacionado ao aumento dos custos de produção.

No momentos, estamos em um período conhecido como entressafra, no qual há pouca disponibilidade de pasto e, assim, é preciso alimentar o gado com ração. Então, além de produzir menos, os produtores preferem não confinar o gado porque a ração está muito cara. Este período dura todo o segundo semestre e, assim, os preços podem voltar a cair só em janeiro.

Outro fator foi a queda da demanda (as pessoas estão comendo menos carne). E, assim, segundo a consultoria Agrifatto, das 281 unidades frigoríficas do país (com inspeção federal), 58 fecharam as portas entre 2015 e 2016. Desta forma, a oferta também caiu (menos carne no mercado) e pressionou os preços para cima. Neste sentido, as exportações são importantes para a sobrevivência dos produtores e frigoríficos em tempos de baixa na demanda interna (menos brasileiros comprando carne) e por isso a abertura dos novos mercados é sempre comemorada.


#DicaBemPassada: quando for em uma loja, açougue, mercado e tiver alguma promoção de carne, leve em maior quantidade e congele uma parte. Só não se esqueça que, para manter a maciez e sabor da carne, o congelamento deve ser rápido e o descongelamento lento e gradual 😉 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *