Poderia ser uma quarta cotidiana. Acordar às 06:20, banho, café e @Tech. Mas, na quarta-feira da semana passada (24/07), eu acordei às 06:30, tomei um banho, vesti a camiseta do Blog, separei meus utensílio de churrasco, coloquei em uma mala, entrei em uma caminhonete 4×4 (que provavelmente eu nunca tinha andado) e segui rumo a um churrasco do Fernando e Sorocaba.
A pergunta que não quer calar: “como você foi parar lá?”. Tudo começou com um convite do Fábio de Pádua, Fundador dos Assadores, um grupo de churrasqueiros que atuam em cursos e eventos pelo Brasil. Conheci o Fábio em um “Curso de 30 horas de Churrasco” que participamos há 3 anos. Depois, nos cruzamos mais uma vez em seu restaurante e hoje somos vizinhos de cidade, visto que moro em Piracicaba e ele em Águas de São Pedro. Quando, em uma sexta-feira à tarde, você recebe uma mensagem “vamos fazer um churrasco com o Sorocaba?”, parece brincadeira, mas o Fábio comunicou a sua confiança no trabalho que fazemos levando informação consistente ao consumidor e reforçou o convite.
Bom, voltando à última quarta-feira, chegamos ao haras. Um lugar lindo, que remete a uma fazenda de café do século XX, com uma simplicidade e paz necessárias para o merecido descanso depois de sucessivas maratonas de shows. Próximo à piscina, o logo do Fernando e Sorocaba utilizado no show “Sou do Interior” endossando a importância de valorizar as raízes.
Pouco tempo depois, chegava o Sorocaba, cumprimentando a todos ali como se já os conhecessem (acredito que já conhecia quase todos). Como reagir quando um artista que você admira, acompanha, já foi em shows, não está em um palco a metros e multidões de distância, mas sim a alguns quilômetros? Por dentro eu estava pedindo selfies e autógrafos, por fora optei só por cumprimentar mesmo, assim como todos ali.
O Sorocaba, então, começou explicando o mote daquele encontro: a gravação do novo DVD “Isso é Churrasco”. Decidiram por tal temática como forma de valorizar o churrasco que, mais do que carne na churrasqueira, é um encontro de amigos, família, um momento de alegria enraizado na cultura brasileira e ligado à música, com destaque para a sertaneja. Explicou que a escolha do local da gravação, o espaço de rodeio de Indaiatuba, justamente para reconhecer a importância destes eventos na preservação desta cultura.
Conscientes do escopo, demos início aos preparativos da gravação. Pega uma mesa aqui, acende uma churrasqueira ali, traz as carnes. Opa, cadê o sal? Tem um aqui. Pede para alguém trazer o carvão. Corta a carne. Vamos colocar a picanha inteira. Agora vira. Tira, corta, espanta as moscas. Nem dá tempo, corta e come. Grava um depoimento. Emociona-se. Depois dá risada. Prende o cabelo para manusear a carne. Solta para a foto. Melhor passar um batom. Troca uma ideia com pessoas que não conhecia. Vamos tirar um selfie? Dá um pouco mais de risada. Alguém está acompanhando a costela? Olha, o Fernando chegou (novamente aquele trade-off de “sou fã, tira uma foto?” com “oi, tudo bem?”).
Assim foi a nossa tarde. Confesso que estava com um grande receio do que seria um churrasco com o Fernando e Sorocaba. Passou pela minha cabeça que poderia ser algo estritamente profissional, regrando as exigências técnicas de um “churrasco corporativo”. Ora, embora eu tenha muitos anos e alguns cursos, me considero muito mais uma churrasqueira de final de semana, do que uma profissional, até porque o meu know-how é muito mais de criar e comunicar a cultura da carne, do que a parte técnica da brasa. E, embora ali tivessem muitos assadores profissionais, os quais validei sensorialmente a carne elaborada, o churrasco ficou longe de ser simplesmente “vamos assar uma carne”.
Foi uma tarde realmente prazerosa. Comemos, demos risada e o Sorocaba esteve a todo momento ali, com a namorada, com a família. Depois chegou o Fernando, alguns amigos. De repente, nem parecia que eles são tão famosos pois, no fim, são tão “gente como a gente”. São caras realmente simples. É um irmão brincando com o outro, umas piadas aqui, uma conversa ali. E assim, o churrasco ficou com a essência de um verdadeiro churrasco: família, amigos, carne, risadas e: música!
Claro que não poderia faltar música. Quando o sol começou a se pôr, querendo ser o destaque no dvd dada a perfeição do mix de cores no céu conforme se despedia do dia, nos sentamos em volta de um braseiro de chão no qual a costela havia passado algumas horas apreciando aquela vista. E então, o Fernando e Sorocaba anunciaram que ali tocariam algumas músicas acústicas. Começaram com “Bala de Prata”. Naquele momento caiu a ficha de onde eu estava e passou um breve filme na minha cabeça. Lembrei da primeira vez que os ouvira ao vivo em uma festa junina da Portuguesa, no Canindé, em São Paulo. E que então eles estavam ali tocando ao meu lado, graças a todo um esforço meu, das meninas e de todos que nos ajudaram no Blog da Carne. Parecia como aqueles filmes da sessão da tarde que uma moça de repente se vê na casa de uns artistas. Foi realmente bem emocionante.
Obviamente, eu e a Mel não poderíamos deixar de tietar um pouquinho. Pedimos uma foto e demos uma camiseta do Blog para a dupla. E só temos que agradece-los pela receptividade e pelo churrasco. Torcemos muito para que o próximo DVD tenha tanto sucesso como os demais e que de fato ajude no reconhecimento da cultura do churrasco. Agradecemos muito ao Fábio e aos Assadores que nos proporcionaram esta oportunidade. Um dos objetivos do DVD é que todos possam, de certa forma, se sentirem como se tivessem em um churrasco com o Fernando e Sorocaba. Acredito que será cumprido. Para quem quiser também fazer parte deste grande momento, no dia 11/08 eles irão fazer a gravação do show (ingressos). Claro que também haverá churrasco! Recomendamos fortemente.
Poderia ser uma quarta-feira cotidiana. Mas foi como se eu tivesse vivido um sonho. E, o melhor dos sonhos é acordar feliz e fazer a realidade ser tão boa quanto, valorizando cada momento, tentando ser feliz em todos eles. Na quinta-feira, eu segui a minha realidade. Acordar às 06:20, banho, café e @Tech, ouvindo Fernando e Sorocaba no meu Spotify.
Juh Chini
Latest posts by Juh Chini (see all)
- Como fazer torresmo na air fryer - abril 9, 2021
- Diferença entre ancho e chorizo, prime rib, tomahawk, ojo de bife e ribeye cap! - abril 1, 2021
- O que é ribeye cap e como fazer? - abril 1, 2021
Olá td bem? Amei seu post,seu conteúdo esta muito bom. Vou acompanhar o blog ,Sucesso 🙂