science meat in vitro

Você comeria hambúrguer de laboratório?

O que achou deste post?


Na segunda-feira, 5 de agosto de 2013, foi apresentado e degustado, numa conferência científica em Londres, o primeiro hambúrguer de
laboratório.

O hambúrguer foi desenvolvido por cientistas da Universidade de Maastricht, na Holanda, a partir de células-tronco de um boi vivo, para reconstruir os músculos de uma carne bovina.

Carne in vitro
Mark Post, pesquisador responsável, segurando o primeiro hambúrguer “in vitro”, durante o evento de apresentação em Londres.
Fonte: NY Daily News

A pesquisa, de R$ 750 mil, foi motivada por uma preocupação ambiental e social. Os pesquisadores alegam que os modos de produção de hoje, não são ecologicamente corretos e que a produção “convencional” não irá suprir a demanda mundial no futuro.

Na degustação, os convidados falaram sobre a falta de sabor, que estaria associada com a falta de gordura e a platéia confessou que não sentiu nenhum odor associado ao preparo do hambúrguer. Para a apresentação, foram ainda adicionados alguns ingredientes, como: açafrão, farinha de rosca, caramelo e suco de beterraba, afim de que o aspecto e textura ficassem mais parecidos com o de um hambúrguer convencional. Um dos pesquisadores, a professora Helen Breewood, revelou que os primeiros resultados sugerem que o hambúrguer não terá gosto tão bom, mas espera que ele tenha um sabor “bom o bastante”.

Degustacao
Hanni Rutzler, pesquisadora de alimentos da Austria, degustando o primeiro hambúrguer de laboratório.
Fonte: NY Daily News

Foi feita também uma pesquisa com os expectadores do programa no qual a apresentação foi transmitida, questionando se eles iriam ou não comer o hambúrguer. Os resultados foram reveladores, pois dentro de 1.023 votos, apenas 6% disse que sim e 94% disse que não, não experimentariam o “test-tube beef”.

O estudo ainda promete se desenvolver e tentar agregar mais, no quesito sabor, apresentação e textura.

Evidentemente, existe sim uma preocupação generalizada quanto à demanda mundial de proteína no futuro. No entanto, a dúvida é se os consumidores iriam aceitar consumir uma carne com menos sabor e características organolépticas bem inferiores as da original e convencional carne bovina. Este é um ponto que merece atenção, pois o consumo da carne esta associado, além da alta porção de nutrientes, à sensações e sentimentos que são despertados através de suas características.

Agora, fica a questão: e você, comeria o hambúrguer de laboratório? Compartilhe sua opinião nos comentários no começo do post!

Por: Ingrid Caron

Fonte:
Would You Eat a Test-tube Burger?, em Beef Magazine.
Link do artigo: http://beefmagazine.com/blog/would-you-eat-test-tube-burger. Acesso em 18/08/2013 às 11:00
World’s first test tube burger ‘close to meat’ but short on flavor, em NY Daily News.
Link do artigo: http://www.nydailynews.com/life-style/health/world-test-tube-burger-close-meat-short-flavor-article-1.1417763. Acesso em 18/08/2013 às 11:00

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *