capa secundario origem segura

Carne suína e nutrição

O que achou deste post?

A carne de porco também é considerada uma carne vermelha, pela concentração de mioglobina, uma proteína presente nos músculos. Por ser classificada dessa forma, apresenta propriedades nutricionais parecidas com a bovina, ou seja, fonte de ferro, fósforo, potássio, vitaminas do complexo B, zinco e proteínas de alto valor biológico, contribuindo assim para uma boa nutrição e saúde conforme já falado nos posts anteriores.

Muitas vezes, é considerada uma carne gordurosa, de baixa qualidade e transmissora de doenças, como a cisticercose. Porém tal conclusão, é feita de maneira errônea, já que as inspeções sanitárias estão muito mais rígidas, além dos melhoramentos genéticos, no modo de criação, melhora da qualidade das rações, entre outros.

grafico 02

Assim como a carne bovina, a suína contém teores significativos de gordura, porém também varia de acordo com o corte. Além disso, não apresenta apenas gordura saturada (considerada mais nociva) como também bons teores de gordura insaturada (saudável).

Teor de gordura (g) por 100g da carne já cozida/grelhada/assada:

Lombo6,4
Filé Mignon8,8
Pernil13,9
Bisteca17,4
Costela30,3
Toucinho64,3

Fonte: Tabela de Composição de Alimentos, NEPA/UNICAMP – 4 ed. rev,. e ampl., 2011

Ainda em relação a gordura, uma vantagem da carne suína é que a gordura concentra-se próxima a pele o que fica mais fácil a retirada para o preparo, diminuindo assim sua concentração.  

Outro ponto importante é em relação aos embutidos vindos da carne de porco como linguiça, bacon, presunto, salame, copa, os quais contêm muito sódio, conservantes e aditivos químicos. Dessa forma, tenha um consumo esporádico e em pequenas porções.

Como pôde ser visto, a carne suína deve ser considerada de boa qualidade e muito nutritiva, podendo sim estar presente na nossa alimentação, contribuindo para uma boa nutrição e saúde. Apenas atente-se aos cortes, preferindo os mais magros e também ao consumo de embutidos.

Boa semana à todos!

Texto por Letícia Donati

Nutricionista Clínica – USP/RP
CRN 3: 38854
Rua Bernardino de Campos, 1330, Vila Seixas
Ribeirao Preto-SP
Contato: (16)3636-3697   (16)99792-1300

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *