Proteína Animal: produção com propósito por um planeta mais saudável

Proteína Animal: produção com propósito por um planeta mais saudável

O que achou deste post?

É possível aliar a produção de proteína animal com propósito?

Podemos definir propósito como “o que se quer alcançar; aquilo que se busca atingir”¹ e está relacionado não apenas com o objetivo de realizar, mas também e principalmente com o porquê de fazer.

Quando pensamos na produção de alimentos, o propósito está diretamente alinhado com uma necessidade básica de qualquer ser humano: a alimentação.

Propósito: Alimentar o Planeta

A FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura)² estima que em 2050 a população será de 9,8 bilhões, 25% a mais do que os 7,8 bilhões atuais³.

Assim, com uma população urbana crescente e com maior poder aquisitivo, a demanda por alimentos irá aumentar e pressionar a uma produção cerca de 70% maior.

Do mesmo modo, no caso da proteína animal, a produção precisará crescer 3,8% até 2024, para atender o aumento de 1,4% ao ano no consumo mundial até este ano. Deste crescimento, estima-se que 90% acontecerá nos mercados emergentes e 65% na Ásia.

O Desafio da Produção de Proteína Animal

O grande desafio é alcançarmos estes níveis de crescimento otimizando recursos na produção.  No caso do gado de corte, a área ocupada por pastagens no Brasil apresentou uma redução de cerca de 14% enquanto o rebanho bovino aumentou 51% entre 1990 e 2017. Esta evolução representa um ganho de produtividade, segundo dados do IBGE e Embrapa Territorial⁴.

Porém, a otimização vai além de produzir mais em menos área. Precisamos ter uma visão 360º da cadeia, considerando a inovação desde a genética até a mesa do consumidor. Assim, é importante termos aumento de produtividade, mas também reduzirmos perdas, desperdício e desempenharmos uma boa gestão em todos os elos.

Por um Planeta mais Saudável

Com esta visão holística da produção de proteína animal, considerando o desafio de crescimento, há dois conceitos essenciais que precisam caminhar juntos no propósito de produzir alimentos: saúde e sustentabilidade.

No que tange o primeiro, o conceito começa dentro da porteira, com a saúde do animal, alcançando o consumidor final. Produzir uma proteína cada vez mais saudável e com padrão de qualidade só é possível com um manejo adequado e boas práticas de bem-estar animal.

Em síntese, a sustentabilidade não deve ser um objetivo, mas estar alinhado ao propósito de todos os agentes da cadeia, considerando o tripé Social, Ambiental e Financeiro. Iremos abordar este tema com mais profundidade nos próximos artigos.

Unindo Propósitos

O Blog da Carne possui o propósito de produzir e compartilhar conteúdo e informação de toda a cadeia produtiva, da fazenda à mesa, além de promover as iniciativas que envolvam: inovação, tecnologia, sustentabilidade, bem-estar animal e qualidade de carne.

Assim, anunciamos uma nova parceria com a Elanco Saúde Animal, que é referência em pesquisa e desenvolvimento de medicamentos veterinários e aditivos nutricionais,  consolidada como um dos principais players do segmento de saúde e nutrição animal em todo o mundo e possui a missão de inovar sempre para beneficiar os clientes e melhorar a saúde dos animais.

Juntos por uma causa, iremos trazer conteúdos relevantes e inovadores sobre o setor.

Quem faz na prática

Para o lançamento desta parceria, conversamos com Maria de Meireles Reis, que é Gerente de Marketing Leite e Nutrição de Bovinos da Elanco Saúde Animal.

Na retomada do nosso Programa Direto ao Ponto, a entrevista abordou como a visão de saúde vai do propósito à prática com o conceito “Health Purpose”, que contempla quatro pilares: animais saudáveis, pessoas saudáveis, planeta saudável e empreendimento saudável. Também conversamos sobre inovação, tecnologia e práticas sustentáveis.

Confira a íntegra da entrevista – Proteína Animal: produção com propósito por um planeta mais saudável:

Por fim, a entrevista também está disponível no formato podcast no Spotify: link

Este é o primeiro artigo fruto de uma parceria entre o Blog da Carne e a Elanco Saúde Animal. Inscreva-se em nossa newsletter e no nosso Canal do Telegram para acompanhar os próximos =)

E você quer saber mais sobre “propósito”? Confira a nossa dica de livro: Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir – Simon Sinek.

¹Dicionário Online de Português.

² World Population Clock: 7.6 Billion People (2017) – Worldometers

³ FAO ONU

Embrapa Territorial

The following two tabs change content below.

Juh Chini

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Economista na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). Fundadora do Blog da Carne, Líder de Inteligência de Marketing na @Tech, viajante, palmeirense e apaixonada por churrasco, família, amigos e uma mesa de bar. "A vida é a arte do encontro!"

1 comentário

  1. Adorei essa live entrevista, muito bem explanada, parabéns ao blog e a Elanco.
    Muito sucesso e parceria duradoura.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *