diferença entre carneiro e cordeiro

Você sabe qual a diferença entre carneiro e cordeiro?

O que achou deste post?

É muito comum as pessoas confundirem e não entenderem qual a diferença entre a carne de carneiro e de cordeiro. Normalmente, na hora de comprar carne ovina, os consumidores não costumam exigir essa especificação, pois na maioria das vezes, eles nem sabem diferenciar. E tá tudo bem. Mas vamos pontuar agora algumas diferenças básicas para que você, caro leitor, não erre mais na hora de preparar uma carne ovina.

Definições

Primeiramente, a definição: o carneiro é o animal adulto e o cordeiro é o animal jovem, com no máximo 1 ano de idade. A partir daí podemos explicar o por que é importante saber a diferença entre carneiro e cordeiro.

A qualidade da carne é influenciada por diversos fatores, dentre eles estão a idade do animal, o peso ao abate, nutrição, sistema de manejo (pasto, confinamento), sexo e raça. E a qualidade pode ser definida pela sua composição centesimal, qualidade sanitária, cor da carne e da gordura, capacidade de retenção de água, gordura entremeada, gordura de cobertura, sabor e aroma, e outras.

Todos esses fatores que definem a qualidade da carne são influenciados pela idade do animal ao abate. Por exemplo, um animal mais pesado e/ou mais velho no momento do abate, terá menor quantidade de água na carne, menor quantidade de minerais e maior quantidade de gordura.

Também existe uma tendência da carne de um animal mais velho ser mais escura e até mais dura do que a de um animal jovem, que tende a ser mais clara e macia. Porém avale destacar que a maciez é influenciada por diversos outros fatores.

Além disso, temos diferenças no flavour (sabor e aroma), que é mais intenso nos animais mais velhos e mais suave nos animais jovens, com até 1 ano de idade ao abate.

Preparo

Mesmo com tudo isso, vale lembrar que cada pessoa ou cada região prefere a carne de um jeito. E o tipo de tempero a ser utilizado é algo muito pessoal e cultural. O gaúcho prefere a carne de um jeito diferente do paulista, que prepara de um jeito diferente do mineiro e assim por diante. De acordo com um estudo realizado por Sañudo e colaboradores, de 1998, observou-se que provadores britânicos e espanhóis aceitavam mais as carnes preparadas pelos seus próprios países, e isso se dá devido ao hábito alimentar de cada um.

Veja também: Propriedades da carne ovina e benefícios para a saúde

De forma geral, no Brasil, a carne de cordeiro é mais aceita pelos consumidores do que a carne de carneiro. Mas de qualquer forma é importante que se saiba as diferenças e que a indústria informe o consumidor sobre qual carne ele está comprando, para que não haja mal entendido no momento da degustação.

E você, sabe diferenciar a carne de carneiro e cordeiro? Qual você prefere?

The following two tabs change content below.

Laryssa Stephanie

Mestre em Ciência Animal, com foco em produção, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Zootecnista formada pela mesma instituição. Durante toda a graduação e mestrado trabalhou com Ovinocultura, participando de grupos de estudos e pesquisas nas áreas de produção, bem estar, reprodução, melhoramento genético e qualidade da carne. Além de amar os animais, é apaixonada por música, estuda piano e toca um pouco de violão nas horas vagas. Adora um bom churrasco, com uma boa música, família e uma coquinha gelada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *