Como escolher uma peca de cordeiro de boa qualidade

Como escolher uma peça de cordeiro de boa qualidade?

O que achou deste post?

Já falamos bastante sobre a carne de cordeiro e como ela está conquistando mais espaço na mesa do brasileiro. Discutimos também a diferença entre cordeiro e carneiro, e também conhecemos os diversos cortes da carne ovina.

Agora vamos começar a falar sobre a preparação desta carne tão saborosa para conseguir sucesso nas receitas. A primeira etapa está na escolha da peça. Para isso, é bom sabermos algumas coisas indispensáveis para adquirir um corte de qualidade.

Origem da peça

Primeiramente devemos ter consciência da origem do produto. Saber a procedência é importante para qualquer tipo de carne, pois a qualidade do produto depende 100% de como ele foi produzido até chegar nas gôndolas dos mercados. Portanto, opte sempre por fornecedores que tenham informações de sua produção, como qual alimentação o animal teve em vida e com qual idade e peso foram abatidos.

Coloração e textura

O segundo fator importante para se certificar da qualidade do produto é a sua coloração e textura. A carne de cordeiro de maior qualidade possui uma cor vermelho-rosada. Essa característica permite sabermos também a idade aproximada do animal, pois conforme o animal vai ficando mais velho, a cor e a textura da carne vão sofrendo modificações.

Contudo, a carne de um cordeiro jovem (até 7 meses de idade) será sempre mais clara e rosada e com textura lisa e macia.

Veja também: Você sabe qual a diferença entre carneiro e cordeiro?

Já a carne de um borrego (animal com 7 a 15 meses) possui uma coloração mais avermelhada, com textura também macia. A carne do capão (animal macho, castrado, com mais de 15 meses) possui uma coloração vermelha intensa e textura um pouco mais firme.

Por último, a carne proveniente de carneiros e ovelhas (animais adultos, com mais de 15 meses, sendo o macho não castrado), que não é tão atraente, pois é uma carne dura, possui uma cor mais escura e a gordura é mais amarelada, além do sabor, que é bem mais intenso. Por isso a carne de animais mais velhos é mais utilizada na produção de embutidos.

Data de produção

Outro fator a se considerar ao adquirir carne de cordeiro é a data da produção. Obviamente devemos sempre nos atentar à data de validade para qualquer produto que vamos comprar, mas além disso, opte sempre por uma carne de produção mais recente possível, mesmo que a data de validade esteja longe de expirar.

Embalagens ou armazenamento

Por último, preste atenção nas embalagens ou armazenamento. É comum de se encontrar peças antigas nas gôndolas, pois a saída da carne de cordeiro é bem menor do que de outros animais. A dica é: se houver uma quantidade considerável de gelo dentro da embalagem, quer dizer que a carne sofreu variações de temperatura, o que pode prejudicar sua qualidade na questão de textura e sabor. Se atente também nas embalagens à vácuo, pois se houver furos ou rasgos, há grandes chances de contaminação da peça.

Vamos prepar um cordeiro?

Com essas recomendações, vai ser difícil errar na hora de escolher uma boa peça para fazer uma receita deliciosa e surpreender os convidados!

Veja também: Conheça os cortes de carne ovina

The following two tabs change content below.

Laryssa Stephanie

Mestre em Ciência Animal, com foco em produção, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Zootecnista formada pela mesma instituição. Durante toda a graduação e mestrado trabalhou com Ovinocultura, participando de grupos de estudos e pesquisas nas áreas de produção, bem estar, reprodução, melhoramento genético e qualidade da carne. Além de amar os animais, é apaixonada por música, estuda piano e toca um pouco de violão nas horas vagas. Adora um bom churrasco, com uma boa música, família e uma coquinha gelada.

1 comentário

  1. Acredito que para esse tipo de carne o que é essencial, além da boa procedência e qualidade do produto, a maneira de se preparar onde há receitas que incluem vinho e melhoram ainda mais o suculento sabor da carne … Abraços pra equipe do blog !!!

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *