embutidos de carne ovina

Embutidos de carne ovina – você consumiria?

O que achou deste post?

É muito comum consumirmos embutidos e defumados feitos com carnes de suínos, bovinos e frangos, certo? Mas e embutidos de carne ovina, você consumiria?

Recentemente a equipe da Embrapa do Rio Grande do Sul concluíram um projeto que tinha por objetivo fazer com que a carne de cordeiro fosse mais variada e mais acessível no mercado. Com isso, eles desenvolveram defumados e embutidos a base de carne ovina.

A pesquisa, realizada pelo projeto Aprovinos (Aproveitamento Integral de Carne Ovina), teve uma duração de três anos até atingir seu objetivo final, que era a elaboração de defumados e embutidos com carne ovina, tendo a carne suína como inspiração e referência.

Foi utilizada matéria-prima mais barata, como carne de animais mais velhos (ovelhas e carneiros) para produzir presunto e copa, por exemplo. Desta forma, o custo final do produto seria mais acessível para todos. Mas a qualidade nutricional do produto foi mantida.

Tipos de embutidos de carne ovina

Os produtos criados foram: bacon, copa, mortadela, presunto defumado, presunto cozido e hamburguer.

A Embrapa espelhou o conhecimento para produção industrial de presuntos crus tipo Espanhol, Italiano e copas Brewery, com toque de cerveja, Winery com toque de vinho e tradicional.

O presunto ovino é um produto salgado, cárneo cru, defumado ou não, produzido a partir do pernil inteiro de ovinos das categorias borrego (acima de um ano de idade), maturado ou de animais destinados ao descarte (os mais velhos ou fora do padrão de qualidade comercial).

A copa ovina é um produto curado, cárneo cru, maturado, condimentado e que pode ser defumado ou não. Ela é obtida de regiões da nuca, pescoço ou sobrepaleta de borregos ou de animais destinados ao descarte. Na categoria Brewery foi adicionado uma pequena quantidade de cerveja, na Winery adição de vinho.

Assim, agora nos resta esperar que estes produtos sejam comercializados nos grandes mercados em breve para podermos degustar e apreciar a carne ovina de uma forma diferente.

Fontes: Industria Rural, Sistema Brasileiro do Agronegócio e Embrapa Pecuária Sul.

Veja também: Propriedades da carne ovina e benefícios para a saúde

The following two tabs change content below.

Laryssa Stephanie

Mestre em Ciência Animal, com foco em produção, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Zootecnista formada pela mesma instituição. Durante toda a graduação e mestrado trabalhou com Ovinocultura, participando de grupos de estudos e pesquisas nas áreas de produção, bem estar, reprodução, melhoramento genético e qualidade da carne. Além de amar os animais, é apaixonada por música, estuda piano e toca um pouco de violão nas horas vagas. Adora um bom churrasco, com uma boa música, família e uma coquinha gelada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *