lary

Propriedades da carne ovina e benefícios para a saúde

O que achou deste post?

Quando o assunto é saúde, uma das preocupações que as pessoas têm é a quantidade de carne vermelha que pode ser ingerida. Como a carne ovina pode ser novidade para muita gente, hoje vamos falar um pouco sobre suas propriedades e benefícios à saúde humana.

A carne de cordeiro é muito rica em proteínas, minerais e vitaminas, contendo mais ferro do que carne de frango ou peixe, por isso pode ser considerada saudável e pode ser empregada em dietas de baixa caloria.

A composição da carne ovina é principalmente de proteína, chegando em até 26%, sendo uma fonte de proteína de alta qualidade e contém todos os aminoácidos necessários para o crescimento e manutenção do corpo. Também estão presentes na carne ovina todas as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), as hidrossolúveis do complexo B (tiamina, riboflavina, nicotinamida, piridoxina, ácido pantotênico, ácido fólico, niacina, cobalamina e biotina) e também um pouco de vitamina C. A vitamina B12, por exemplo, só pode ser encontrada em alimentos de origem animal e é extremamente importante para a formação do sangue e a função do cérebro. Sua ausência pode causar anemia e danos neurológicos.

A carne ovina também contribui com a absorção de selênio e cobre. E assim como nas demais carnes vermelhas, no cordeiro também destaca-se a presença de ferro, fósforo, potássio, sódio, magnésio e zinco. Na carne de cordeiro, o ferro está presente em maior parte na forma de ferro heme, que é altamente bio disponível e é absorvido de forma mais eficiente do que o ferro não heme, presente nos vegetais. O zinco, também encontrado na carne ovina em abundância, é um mineral essencial, importante para o crescimento e formação hormonal, como insulina e testosterona.

A quantidade de gordura presente na carne ovina depende da nutrição que o animal teve, idade ao abate, sexo, raça e também do corte a ser preparado. Porém o teor de gordura pode variar entre 17 a 21%. Os ácidos graxos mais encontrados na carne de cordeiro são os saturados: mirístico, palmítico e esteárico; os monoinsaturados: palmitoleico e oleico; e os poliinsaturados: linoleico, linolênico e araquidônico.

Alguns estudos mostram que a carne de cordeiro contém níveis ligeiramente mais elevados de gorduras saturadas do que a carne bovina ou suína, porém a relação ácido graxo insaturado/ácido graxo saturado é maior, ou seja, a carne ovina possui uma boa quantidade de ácido graxo insaturado, que é responsável pela diminuição do colesterol e LDL.

Em contrapartida, esta carne possui maiores quantidades de ácido linoléico conjugado (CLA), que só é produzido através de um processo de fermentação dentro do rúmen dos animais, por isso também é chamado de gordura trans ruminante. Apesar de ser uma gordura trans, o CLA é considerado benéfico para a saúde, pois ele pode atuar como modulador no metabolismo lipídico. Por este motivo, o CLA tem sido alvo de muitas pesquisas, prometendo trazer vários benefícios à saúde humana, sendo um deles a redução da gordura corporal e aumento da massa magra. Mas os estudos ainda são muito recentes e controversos.

Entretanto vale ressaltar que a composição de ácidos graxos da carne muda de acordo com a dieta que o animal recebeu. Por exemplo: se o animal foi criado em sistema de confinamento recebendo maior proporção de concentrado, a carne proveniente deste animal terá maior teor de gordura, consequentemente interferindo também nas características sensoriais desta carne. Sendo assim, pode-se dizer que a carne com menor teor de gordura, ou seja, que traz maiores benefícios à saúde humana, é proveniente dos animais criados em campo ou que ingerem maior proporção de volumoso.

Para aproveitarmos ao máximo todos os nutrientes da carne ovina, o ideal é consumi-la fresca, sendo assada ou cozida, que são preparos menos calóricos e mais saudáveis. A versão curada desta carne não deixa de ser deliciosa, porém contém maiores quantidades de sódio, que já não é tão saudável, portanto deve ser consumida com moderação para não trazer riscos à saúde.

Conheça os cortes da carne ovina =)

The following two tabs change content below.

Laryssa Stephanie

Mestre em Ciência Animal, com foco em produção, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Zootecnista formada pela mesma instituição. Durante toda a graduação e mestrado trabalhou com Ovinocultura, participando de grupos de estudos e pesquisas nas áreas de produção, bem estar, reprodução, melhoramento genético e qualidade da carne. Além de amar os animais, é apaixonada por música, estuda piano e toca um pouco de violão nas horas vagas. Adora um bom churrasco, com uma boa música, família e uma coquinha gelada.

4 Comentários

  1. Nossa que interessante, eu não sabia nada sobre a carne ovina. Muito informativo e didático esse posto!

     
  2. Great post, you have pointed out some excellent points, I likewise conceive this s a very wonderful website. Shanon Karlik Baryram

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *