IMG 5392 min

Como fazer picanha na frigideira

O que achou deste post?

Que ela é estrela dos churrascos, a gente já sabe. Mas, a picanha pode ser uma boa escolha para quem mora em apartamento e não tem churrasqueira. A dica é: preparar a picanha na frigideira.

Como preparar?

Primeiro, escolha uma boa picanha.

IMG 5389 min

Se tiver congelada, deixe descongelando na geladeira e cerca de uma hora antes do preparo, tire e a deixe em temperatura ambiente. Cerca de 20 minutos antes do preparo, retire a embalagem e fatie a peça.

Como fatiar?

Eu corto em fatias de 2 a 3 dedos no máximo de espessura considerando que o preparo será na frigideira.

IMG 5392 min

Salgo antes ou depois?

Faça como preferir. Eu recomendo salgar depois. Expliquei os meus motivos aqui e, cada vez mais, tenho percebido que realmente faz a diferença no sabor e maciez após o preparo.

Hora do preparo

Vamos lá. O primeiro passo é escolher uma boa frigideira e, quanto mais antiaderente, melhor. Se ela for muito boa, você nem precisa acrescentar nenhum tipo de óleo, porque a carne frita na própria gordura.

Porém, se for daquelas que gruda um pouquinho, recomendo colocar um fio de azeite e passar um guardanapo para hidratar a frigideira. Se for daquelas que gruda tudo, vai na fé amigx. Depois você deixa de molho.

O importante é deixa-la bem aquecida a ponto de colocar a mão em cima (não encoste!) e sentir que aqueceu.

Depois de aquecer, coloque a peça de picanha na frigideira e deixe cerca de dois minutos de cada lado para o ponto menos. Se prefir mais ao ponto, deixe um pouco a mais.

Retire a peça de picanha da frigideira, espere pelo menos um minuto e fatie a peça. Depois eu salgo com sal de parrilla. Repita o mesmo com os outros bifes.

d60e91f4 5363 48cd 86a1 6c55586d8d9a

#Dicabempassada: você pode colocar uma colherzinha de manteiga na frigideira para dar um sabor mais amanteigado.

The following two tabs change content below.

Juh Chini

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Economista na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). Fundadora do Blog da Carne, Líder de Inteligência de Marketing na @Tech, viajante, palmeirense e apaixonada por churrasco, família, amigos e uma mesa de bar. "A vida é a arte do encontro!"

1 comentário

  1. Ótimo blog
    Atualiza e informa de maneira clara e objetiva,muito.bom…!!!

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *