como fazer linguiça na air fryer

Como fazer linguiça na air fryer – receita prática

O que achou deste post?

Tradicional no Brasil e presença ilustre em muitos churrascos, você sabe como fazer linguiça na air fryer?


Você provavelmente já experimentou uma linguiça de pernil, costela bovina, toscana, de frango, calabresa, além da morcela e do chouriço (sabia que são diferentes? Confira aqui). Há também as típicas regionais, com a linguiça cuiabana e a de Maracaju (típica do MS).

Para cada linguiça, um tipo de preparo recomendado. Confesso que prefiro sempre na churrasqueira. Mas, se você não tiver uma, a sugestão é preparar a linguiça no forno ou air fryer.

Confesso que eu tinha um certo preconceito, mas durante a pandemia, depois de tanto tempo cozinhando em casa (haja criatividade!), acabei me rendendo e acredito que algumas receitas, como a linguiça, ficam bem deliciosas sendo preparadas na air fryer, além de serem práticas e rápidas.

Assim, é possível fazer um churrasco sem churrasqueira. Você pode preparar um ancho ou uma picanha na frigideira e a linguiça na air fryer, por exemplo. Uma dica ótima para quem quer fazer churrasco de apartamento, mas não tem varanda gourmet.

Como fazer linguiça na air fryer?

  1. O primeiro passo é pré-aquecer a air fryer durante 10 minutos a uma temperatura de 200ºC.
  2. Abaixe a temperatura para 180ºC e acomode a linguiça dentro, deixando um pouco de espaço entre elas.
  3. Deixe por 10-15 minutos de um lado (para linguiças mais finas, apenas 10 minutos e, para mais grossas, até 15) e depois vire, deixando por mais 10-15 minutos.
  4. Confira se chegou no ponto desejado. Se a linguiça for recheada, vale deixar por mais 5 minutos em uma temperatura inferior (cerca de 120ºC).
como fzer linguiça na air fryer

Dicabempassada: para manusear a linguiça, utilize sempre um utensílio que não a perfure, como um pegador. Evite usar garfos ou qualquer utensílio perfurante.

como fazer linguiça na air fryer

No exemplo desta receita, eu utilizei a linguiça suína com pimenta biquinho da Swift. Sou suspeita para falar, pois amo pimenta biquinho, mas adorei que vem bastante pimentinhas (não apimentadas) dentro. Sugiro um molho chimichurri para “chuchar” ou uma mostarda especial.

linguiça de pimenta biquinho Swift

Quer receber curiosidades como essa em seu e-mail?

Junte-se aos mais de 5 mil leitores na nossa newsletter. Enviamos um e-mail bem humorado e recheado de conteúdo uma vez por semana. Sem spam!

Newsletter

The following two tabs change content below.

Juh Chini

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Economista na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). Fundadora do Blog da Carne, Líder de Inteligência de Marketing na @Tech, viajante, palmeirense e apaixonada por churrasco, família, amigos e uma mesa de bar. "A vida é a arte do encontro!"

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *