Liderança Feminina no agronegócio com Teka Vendramini

Mulheres da Carne: liderança feminina no agronegócio com Teka Vendramini

O que achou deste post?

Em comemoração ao dia internacional da mulher, o Blog da Carne entrevistou a Teresa Vendramini, mais conhecida como Teka Vendramini, que é exemplo de liderança feminina no agronegócio e uma inspiração para muitas meninas e mulheres do setor.

Teka é empresária e pecuarista, foi a primeira mulher a assumir como Presidente da Sociedade Rural Brasileira e da Federação das Associações Rurais do Mercosul, além de participar de três Conselhos Executivos.

Como nesse mês da mulher completamos também um ano que a Organização Mundial da Saúde declarou pandemia de coronavírus, a Teka nos contou quais as principais pautas relacionadas ao impacto da crise sanitária e econômica no agronegócio no último ano.  Também ressaltou a imensidão do setor e como o mesmo é sólido e seguro no que tange os nossos sistemas sanitários. 

“A gente percebeu a importância da consistência dos nossos sistemas sanitários” Teka Vendramini

Como Presidente da Federação das Associações Rurais do Mercosul, Teka nos contou os principais temas que o bloco de países discutem, entre eles o Plano Nacional de Erradicação de Febre Aftosa, que teve início em 2017 no Brasil e o Acordo Mercosul com a União Europeia.

Também conversamos sobre problemas recentes de imagem do agronegócio brasileiro no mundo e no país, principalmente no meio urbano. E, no caso das discussões relacionadas à preservação da Amazônia, a Teka destacou a reação positiva das instituições e empresas que tiveram uma reação positiva e estão realizando um trabalho relevante para garantir o desenvolvimento sustentável na região.

Entre eles, está o Conselho Consultivo do Fundo JBS pela Amazônia e Conselho Consultivo da Amazônia, grupo criado pelos três maiores bancos privados do Brasil – Itaú, Bradesco e Santander, dos quais é Conselheira.

Além destes dois conselhos, a Teka também é Conselheira do Conselho Consultivo da FebrabanFederação Brasileira de Bancos e nos contou como é representar o agronegócio e lidar com as pautas dos produtores rurais nesta importante Federação do mercado financeiro.

Considerando que mesmo após a queda histórica de 4,1% do PIB em 2020, a agropecuária foi o único setor a apresentar alta (2%), além de ter apresentado o maior número de contratações durante a pandemia, Teka nos contou o que esperar do setor após a pandemia, com destaque para a importância da segurança alimentar no Brasil e Mundo e pontuou alguns dos principais desafios que enfrentaremos no setor.

E, neste Dia Internacional da Mulher, eu não poderia deixar de perguntar para ela sobre como inspirar meninas e mulheres a alcançarem posições de lideranças no agronegócio. Destacou a importância das mulheres estarem organizadas e das novas gerações de meninas que estão estudando e se desenvolvendo desde a faculdade.

Também apresentou alguns números de mulheres no setor e dar alguns conselhos para todas nós. A Teka também mandou o recado:

“A gente tem que acreditar na gente” e “a gente tem que ter coragem para caminhar” Teka Vendramini

A Teka também ressaltou a importância das meninas e mulheres do mundo do churrasco, (veja aqui o especial das mulheres do churrasco com o ChurrasDelas), nos dando um grande incentivo para continuarmos fomentando a presença feminina na brasa.

Por fim, também não poderia faltar uma pergunta do universo da carne. Perguntei para a Teka o seu corte favorito e o que não pode faltar no churrasco dela.

Quer saber? Assista a esta entrevista imperdível com a Teka Vendramini, uma mulher que tanto nos inspira como profissional e pessoa.

Disponível também na versão áudio Podcast no Spotify.

Ao final da nossa conversa, Teka nos presentou com uma mensagem especial e finalizou:

Eu sinceramente me emociono quando eu tenho essas oportunidades de ver essas meninas de conversar, de estar com elas. E acho que em relação às mulheres do Brasil é a maior minha responsabilidadeTeka Vendramini

Das meninas do Blog da Carne – além de mim, da Mirella, Melina e da nossa colunista Laryssa –  desejamos que o dia de hoje seja de reflexões sobre nossa luta por respeito, inclusão e que estas se tornem em práticas e conquistas diárias em um mundo com mais equidade.

Um feliz Dia Internacional da Mulher!

Veja também: Uma homenagem especial ao Dia das Mulheres

Gostou da entrevista com a Teka sobre seu trabalho como uma liderança feminina no agronegócio?

Inscreva-se em nossa newsletter e receba uma vez por semana um e-mail recheado de conteúdo do mundo da carne!

Newsletter

The following two tabs change content below.

Juh Chini

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Economista na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). Fundadora do Blog da Carne, Líder de Inteligência de Marketing na @Tech, viajante, palmeirense e apaixonada por churrasco, família, amigos e uma mesa de bar. "A vida é a arte do encontro!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *