WhatsApp Image 2018 03 21 at 17.40.39
O que achou deste post?

O tomahawk (lê-se tomarralque) é um dos cortes mais fáceis de serem identificados, pois apresenta um grande osso da costela, o que o tornou conhecido como “a carne dos Flintstones” e lembra um pequeno machado índios norte-americanos chamado tomahawk.

O corte é retirado da parte dianteira do lombo do boi, e onde possível extrair apenas quatro peças por animal! O Tomahawk é o mesmo corte do prime rib, porém com um osso maior (chegando a 30 cm). Isso significa que a carne é composta pelo ancho (filé de costela).

É um corte muito saboroso, marmorizado e o osso, além de contribuir com o sabor, é esteticamente bonito de ser apresentado. Assim, conquistou o consumidor brasileiro e hoje é possível encontra-lo em restaurantes e lojas gourmets. E embora já seja vendido em alguns supermercados, não é tão fácil de ser encontrado ou muitas vezes não está disponível (até porque são apenas 4 peças por animal). Por isso, ficamos contentes em recebe-lo no kit da World Steak de março.

O Tomahawk pode ser feito na churrasqueira, grelha ou até no forno (experimente selar na frigideira antes). Evite colocar muito sal para não tirar o sabor marcante da carne. Uma pitada de pimenta do reino é bem vinda. Deixe descansar antes de servir para o calor do osso terminar de se espalhar e o suco da carne se espalhar. Depois, corte primeiro “descolando” a carne do osso e depois fatie perpendicularmente à linha que se encontrava o osso.

Para harmonizar, a sugestão é a mesma do prime rib: vinhos mais encorpados e tânicos, um Malbec vai muito bem! Para a turma da cerveja, uma India Pale Ale, a querídissima IPA faz uma ótima combinação! Obs.: na foto optamos por uma cerveja mais leve para acompanhar o calor de 40ºC, mas não é a mais indicada.

Agora você pode degustar seu delicioso tomahawk! Depois conte para nós o que achou do corte!

Gostou de saber sobre o tomahawk? Saiba também o que é o dry aged e carne defumada (smoked beef)

Esse artigo foi um prato delicioso (publieditorial) oferecido pelo clube de assinatura de carne World Steak e a foto é do Tomahawk que veio no kit de março.

WhatsApp Image 2018 03 22 at 18.31.02

The following two tabs change content below.

Juh Chini

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Economista na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). Fundadora do Blog da Carne, Líder de Inteligência de Marketing na @Tech, viajante, palmeirense e apaixonada por churrasco, família, amigos e uma mesa de bar. "A vida é a arte do encontro!"

2 Comentários

  1. Tudo muito legal sobre a carne, mas “tomarralque” foi de lascar…

     
  2. Ótimo texto, bem explicativo, objetivo e esclarecedor sobre este maravilhoso corte que aos poucos ganham o gosto do brasileiro churrasqueiro.

    Abraços, OKGRILL

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *