O que é pecuária sustentável: na prática com Caio Penido

O que é pecuária sustentável na prática com Caio Penido

O que achou deste post?

Em nossa série de conteúdos para conceituar e explicar o que é pecuária sustentável, apresentamos sobre a produção pecuária de propósito, o tripé da sustentabilidade, além da dimensão social, econômica e ambiental.

Para trazer uma visão de como as ações em prol da sustentabilidade estão sendo desenvolvidas na prática na pecuária, o Direto ao Ponto #11 apresenta uma entrevista com Caio Penido.

Um produtor com foco na pecuária sustentável

Caio é presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) e do GTPS – Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável. É sócio/diretor da Agropecuária Água Viva e da Encruzilhada Filmes e também é membro do Conselho de Administração do Grupo Roncador.

No Vale do Araguaia mato-grossense é um dos responsáveis pelo núcleo de articulação agroambiental intitulado Liga do Araguaia, onde participa de projetos de pecuária sustentável implantados em parceria com organizações públicas e privadas, nacionais e internacionais.

Brasil como referência em produção sustentável

Na entrevista, conversamos sobre como o tripé da sustentabilidade evoluiu no setor ao longo do tempo, a necessidade de unir a cadeia com um pacto entre produtores, ONGs e indústria, além de uma agenda de temas para avançarmos nos próximos anos.

“Produzir mais, melhorar balanço de carbono, melhorar a riqueza do solo, tratar o solo como uma entidade viva que tem que ter vida nesse solo sempre, regularização ambiental, conservação, PSA. Esta é a agenda do Brasil”

Caio Penido

Caio também apresentou exemplos de práticas de sustentabilidade ambiental na produção, como os sistemas de integração Lavoura Pecuária (ILP), Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) e a marca Carne Carbono Neutro. Trouxe exemplos de certificação e de como o consumidor pode escolher uma carne sustentável. Contou também que está lançando uma marca de carne: a SOUBEEF.

Por fim, defendeu a união entre sustentabilidade e produção de alimentos para colocar o Brasil como uma referência global. Segundo Caio, a nossa pecuária já é sustentável e pode melhorar ainda mais conforme a nossa necessidade de produzir mais frente ao aumento da demanda mundial por proteína animal, com foco em segurança alimentar, ao mesmo tempo que melhora o balanço de carbono e conserva a biodiversidade.

Neste contexto, é importante promover internacionalmente a carne brasileira e apresentar para o mundo como as práticas sustentáveis são realidade em muitas fazendas.

“O Brasil tem essas duas vocações: produtor de alimento e também produtor de serviços ambientais. Vamos conciliar estas duas vocações e vamos projetar o Brasil como grande referência do mundo em produção sustentável, em conservação. Vamos alimentar o mundo salvando o planeta”.

Caio Penido

Confira a entrevista na íntegra:

Ouça também a versão em áudio Podcast no Spotify

Uma parceria de propósitos

Este artigo é uma parceria do Blog da Carne com a Elanco Saúde Animal e parte de uma série de conteúdos sobre boas práticas e sustentabilidade na pecuária.

O que é pecuária sustentável? Gostou do artigo e entrevista? Comente abaixo!

The following two tabs change content below.

Juh Chini

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Economista na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). Fundadora do Blog da Carne, Líder de Inteligência de Marketing na @Tech, viajante, palmeirense e apaixonada por churrasco, família, amigos e uma mesa de bar. "A vida é a arte do encontro!"

1 comentário

  1. Esclarecedora entrevista! Todos deveriam consumir este conteúdo para entender um pouco sobre a realidade da pecuária e dos produtores com iniciativas sustentáveis fantásticas!

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *